Banco Original

As principais fintechs no seu estágio inicial costumam abrir mão do lucro para criar um crescimento escalável. No entanto, essa não é a estratégia do Banco Original que já começa a reportar seus ganhos em meio ao avanço nas suas cinco frentes de negócio.
Após ter passado por uma reformulação, tornando-se de fato um banco digital, a instituição tem como proposta trazer soluções de A a Z com o objetivo de se tornar o único banco dos clientes, não sendo “monoproduto”.
Segundo a própria instituição, a intenção é caminhar em busca da sua independência de maneira sustentável e lucrativa. Só no primeiro semestre deste ano, o lucro líquido da instituição foi de R$ 73 milhões. Quer saber mais? Vem com a gente!
Banco Original quer conquistas 10 milhões de clientes
Conforme antecipamos, a estratégia do Banco Original se difere da grande maioria das fintechs por conta de não abrir mão do lucro em prol do crescimento em seu estágio inicial. Inclusive, isso pode ser visto nos próprios números da instituição.
O lucro líquido foi de R$ 73 milhões no primeiro semestre deste ano, revertendo um prejuízo de R$ 220 milhões no mesmo período do ano passado. Só para ter uma base, a margem financeira bruta cresceu 215% em três anos.
Ao ampliar o resultado do mês de junho para o segundo semestre, o banco terminaria 2021 com R$ 1,5 bilhão de margem. O Banco, que já conta com mais de 5 milhões de clientes, diz que o objetivo é atingir a marca de 10 milhões de usuários no ano que vem.
Um dos grandes desafios para todo e qualquer banco digital é ter sucesso na rentabilização desta gama de usuários. Contudo, para o Original isso não é um obstáculo, uma vez que o banco nunca se vendeu como um banco gratuito.
Marcelo Lo Duca Cerrano, superintendente executivo do Banco Original, chegou a afirmar que tudo tem custo, e que as tarifas do banco são negociáveis e podem inclusive chegar a zero, mas para manter a qualidade de atendimento é preciso ter investimentos.
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As avenidas de crescimento do Banco Original
O Banco Original tem uma estratégia diferente dos demais bancos digitais. Afinal, a instituição possui cinco avenidas de crescimento, e está ampliando o seu escopo de atuação dentro delas.
Basicamente, o banco atua no segmento de varejo, empresas, não correntistas, atacado e Bank as a Service (Baas). Vale destacar que a frente que está apresentando maior crescimento para o banco é o varejo.
Até porque, a instituição já ultrapassou os 5 milhões de clientes, e esse não é um trabalho apenas de abertura de conta. É todo um sistema de captação de usuários e viabilidade de conseguir qualidade com esses correntistas.
De acordo com Lo Duca, há uma gama de produtos que ajudam a fidelizar esse público-alvo, abrindo espaço para o crescimento da participação das demais frentes de negócio da empresa.
Original quer liderar o open banking no Brasil
O Open Banking que está chegando para mudar o panorama do varejo bancário brasileiro é uma das apostas do Banco Original que está alinhado com a tecnologia inovadora e sempre em busca de oferecer facilidades para seus clientes.
Inclusive, a instituição é a única considerada digital que está participando das fases de testes avançadas do Banco Central (BC). Afinal, o open banking é aguardado há anos por aqui, e visto como uma revolução no sistema bancário.
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