Open Banking
Tratado como a evolução do Open Banking, o Open Finance permite que você compartilhe informações financeiras entre todas as instituições financeiras. O Open Banking permitia apenas que suas informações financeiras como CPF, histórico financeiro, saldo e movimentação de conta fossem propriedade apenas de seu banco atual.
Na prática, ele permite que você troque de banco e traga todo seu histórico financeiro para sua nova conta, assim tendo mais vantagens nos produtos e serviços e com melhores preços. Antes, essas informações financeiras eram exclusivas de seu banco, e aí o usário tinha que “começar do zero” para conseguir bons benefícios em outras instituições.
Agora que você já sabe um pouco sobre o que é o Open Finance, vamos ver tudo o que você precisa saber sobre ele:
1 – Bom para seu bolso
Já que você pode transferir as suas informações financeiras entre as instituições, você pode exigir melhores tarifas, aumento de limite de crédito, entre outros recursos.
Assim, o seu dinheiro é poupado de grandes tarifas, além de ter mais serviços a disposição e em melhores condições.
2 – Plataforma desenvolvida pelo Banco Central
O Open Finance é sua chance de usar um serviço assegurado pelo Banco Central e de forma totalmente digital, sendo por sua conta digital ou internet banking, e tudo sob a supervisão da instituição.
Para fazer parte do Open Finance, a instituição tem que cumprir uma série de requisitos para manter o sigilo entre as informações passadas de banco para banco.
3 – É protegido pela LGPD
Você sabe o que é a Lei Geral da Proteção de Dados? A LGPD é a Lei que estabelece uma série de processos para o tratamento de informações pessoais pelas empresas.
Sancionada em Agosto de 2018, só veio a entrar em vigor em agosto de 2020. Essa lei nasceu com o objetivo de proteger, dar liberdade e privacidade para todos os usuários em território nacional.
Veja também:
- Com open banking, economista aposta em grande movimentação do setor financeiro!
- Itaú e Iti dão prévia do Open Banking. Entenda!
- Open Banking: Banco Central adia a terceira fase. Entenda!
A LGPD cria e estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, trazendo mais proteção e penalidades para o não cumprimento.
4 – Liberdade de Cancelamento
A instituição Financeira que você escolher terá acesso total às suas informações financeiras até o momento que você permitir. Dessa forma, você tem a liberdade de cancelar o acesso às suas informações na hora que quiser.
5 – Centro das Atenções
A partir do momento que você tem total poder sobre as suas informações financeiras, quem terá que conquistar o cliente serão as instituições financeiras, dessa maneira, oferecendo a você melhores serviços e produtos, além de taxações mais baixas.
Começar um novo relacionamento com uma instituição financeira pode ser um pouco desafiador, mas agora com o Open Finance esse processo não precisa mais ser tão complicado e burocrático.
Muitos países pelo mundo já praticam o Open Finance e já estão até aumentando os seus benefícios, países como Suíça, Austrália e Inglaterra já sabem como é praticar o Open Finance em sua totalidade.
6 – Faça o cancelamento quando bem entender
Outro recurso do Open Finance é a liberdade de cancelamento das informações no momento em que achar mais apropriado. A permissão é sem fidelidade, com a possibilidade de ser cancelada pelo cliente a qualquer hora.
E você, já conhecia o Open Finance? Se esse conteúdo te ajudou, nos ajude a compartilhá-lo com mais pessoas, levando-o a seus amigos e familiares!