sexta-feira, abril 12, 2024

Auxílio Gás: saiba como receber esse benefício social!

Share

Auxílio Gás

Auxílio_Gás

Um benefício social que será pago a partir de agosto e vai perdurar até dezembro é o auxílio gás. Ele será concedido em três parcelas e terá o valor de R$ 110. No total, aproximadamente 5,6 milhões de famílias serão beneficiadas.

Vale destacar que a partir de janeiro, às famílias beneficiárias voltam a receber o valor médio de 50% do botijão de gás de 13 kg. Portanto, essa é uma ajuda que será bem-vinda ainda mais em um ano de inflação alta.

No entanto, é preciso destacar que o auxílio gás não será pago para todas as famílias brasileiras. Para ser elegível ao benefício é necessário cumprir alguns requisitos, como estar inscrito no Cadastro Único.

CARTÃO BANCO PAN
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO BANCO PAN

SEM ANUIDADE
 
RECOMPENSAS
Um cartão de crédito como nenhum outro!
Você permanecerá no site atual

Quem tem direito a receber o Auxílio Gás?

Tem direito a receber o Auxílio Gás as famílias que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e que possuam renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo.

Também têm direito ao Auxílio Gás as famílias que entre os seus membros residentes no mesmo domicílio tenham alguém que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O BPC é pago para pessoas com deficiência bem como idosos com mais de 65 anos que comprovem a impossibilidade de prover a própria manutenção.

Além disso, é de referir que a lei estabelece que o auxílio gás seja concedido preferencialmente para famílias com mulheres vítimas de violência doméstica e que estejam sob o monitoramento de medidas preventivas de urgência.

Como faz para receber o benefício?

Para receber o benefício, as famílias precisam se cadastrar no Cadastro Único. Portanto, esse é o primeiro passo. Vale dizer que o governo disponibilizou um app do CadÚnico para agilizar o atendimento.

Entretanto, mesmo cumprindo a primeira etapa no aplicativo, as famílias precisam comparecer ao CRAS da sua cidade para apresentar os documentos e passar pela entrevista para ser elegível ao benefício.

Lembrando que só o fato de se cadastrar no CadÚnico não garante elegibilidade para receber o Auxílio Gás. É preciso, portanto, se enquadrar em todos os critérios exigidos pelo próprio governo.


Leia também:


Como é calculado o valor do benefício?

Para chegar ao valor do benefício é tomado como base a divulgação feita pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) do valor médio do botijão de 13 kg de GLP dos seis meses anteriores.

Vale dizer que o fato de receber outros benefícios, como o Auxílio Brasil, não é um impeditivo para ter direito ao Vale Gás. Lembrando que os pagamentos são feitos sempre nos meses pares.

Assim sendo, eles serão pagos nos meses de agosto, outubro e dezembro deste ano. A data de pagamento se baseia no final do Número de Identificação Social (NIS). Por isso é necessário se atentar à tabela abaixo para saber o dia do seu recebimento:

Como receber o Vale Gás?

Para receber o Vale Gás dá para usar o mesmo cartão e senha utilizado para o saque do Auxílio Brasil. Lembrando que os saques podem ser feitos nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento.

O benefício também pode ser pago na Poupança Social Digital no Caixa Tem e o beneficiário pode fazer compras com o cartão virtual, QR Code ou até mesmo transferir o valor via Pix para outra conta bancária pelo app.

É importante dizer que a validade da parcela é de 120 dias contados a partir de quando o valor for disponibilizado na sua conta da Caixa. Dá para consultar o benefício pelo próprio app ou pela Central de Atendimento Caixa pelo telefone 111.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com todos seus amigos e parentes nas redes sociais e espalhe a informação.

José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos é escritor e redator com formação acadêmica em Administração de Empresas e MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Read more

Local News