Banco do Brasil lista os principais golpes da internet. Cuidado para não cair!

Para ajudar os seus clientes a não caírem em golpes na internet, o Banco do Brasil, além das medidas de segurança, está dando algumas dicas para você seguir e se prevenir.

Publicidade
Publicidade

Golpes da internet

Banco do Brasil

Com o crescimento do mundo digital, cresceu também nos últimos anos as tentativas de golpes. Eles são os mais variados, exigindo de nós cada vez mais atenção para não se tornar vítima dos golpistas.

Um dos golpes mais comuns que encontramos envolvem os bancos. Solicitação de senhas, páginas falsas, liberação do celular e até o cadastro do Pix se tornaram isca que os golpistas encontraram para fazer vítimas.

Por isso, todo cuidado é pouco hoje em dia se não quisermos também sermos lesados por golpes assim. Pensando nisso, o Banco do Brasil separou algumas dicas para que você não se torne vítima de golpes cibernéticos. Dá só uma conferida.

CARTÃO PAGBANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO PAGBANK

NEGATIVADO
 
SEM ANUIDADE
Um cartão na medida para você!
Você permanecerá no site atual

Não forneça sua senha para ninguém

Para proporcionar mais segurança para as pessoas, o Banco do Brasil disponibiliza vários fatores de autenticação como senhas, códigos e biometrias. Lembrando que os fatores possuem canais específicos para uso.

Publicidade

Ou seja, o banco não vai solicitar a sua senha ou um código por fora do canal oficial. Portanto, quando você receber algum contato solicitando estas informações, não forneça. Procure sempre entrar na página oficial para se certificar.

Publicidade

Lembre-se que as senhas, códigos e biometrias criadas são exclusivamente suas. Não há porque fornecê-las para nenhum suposto funcionário do banco. Portanto, tenha bastante atenção nessa parte para não se tornar vítima dos meliantes.


Veja também:


Smartphones, tablets e PC´s precisam de liberação

O Banco do Brasil também deixa claro que para você poder acessar sua conta por smartphone, tablets e PC, vai precisar da liberação deles. Por isso, é necessário cadastrar um telefone celular na sua agência bancária.

Por mais que isso possa parecer um tanto trabalhoso, a verdade é que trará mais segurança para o seu dia a dia. Portanto, se você ainda não fez o cadastro do seu telefone na sua agência, faça para sua própria segurança.

Nunca libere o seu celular para ninguém

A liberação do celular é um golpe bastante comum que está pegando muita gente. Para não cair nele, o Banco do Brasil dá a dica para você não compartilhar telas e nem QR Code. Isso ajuda a não ser vítima dos golpistas.

Golpe da página falsa

Esse aqui é talvez o golpe que mais pega pessoas na internet. Afinal, os meliantes conseguem criar uma página falsa que é perfeitamente igual a página do Banco do Brasil, e ao inserir os seus dados nela você se torna uma vítima.

Para não cair nesse golpe, o ideal é sempre que entrar no site do Banco do Brasil verificar lá em cima se o endereço realmente está correto. Faça isso toda vez, não demora nada e evita que você seja prejudicado financeiramente.

Golpe do cadastro no Pix

Por fim, um novo golpe recente é referente ao cadastro no Pix. É preciso tomar muito cuidado com isso, pois os golpistas estão usando essa estratégia para te direcionar para páginas falsas e coletar os seus dados.

Para evitar cair nesse golpe uma das recomendações do banco é que você priorize fazer o cadastro da chave Pix pelo aplicativo ao invés da página na internet. É bem rápido e simples, e fazendo dessa forma você evita cair em golpes.

O Banco do Brasil, ainda salienta que existem limites definidos de saques, pagamentos e transferência via Pix justamente para caso o cliente caia em um golpe não seja muito prejudicado. No entanto, toda atenção é necessária.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.