Não caia no Golpe do Boleto falso. Veja algumas dicas



Anúncios



Publicidade

Como saber se um boleto é falso? Essa é uma dúvida que ronda a mente de muitas pessoas. Afinal, quando pagamos um boleto que não é verdadeiro acabamos perdendo dinheiro que pode faltar nas contas mensais.

E nos dias atuais o que mais existe são golpistas aplicando esse velho truque do boleto falso. Por isso decidimos fazer esse artigo explicando alguns golpes mais conhecidos para que você evite cair.

Golpe da compra falsa

Em épocas de grandes promoções, ou até mesmo de crise econômica como a que estamos vivendo é comum procurarmos por grandes oportunidades antes de fazer uma compra.

Os golpistas sabem disso. E um dos golpes mais famosos na internet é criarem uma página falsa, geralmente com a logomarca, cores, produtos e tudo o que você possa imaginar de uma grande empresa. Ou seja, você acredita realmente que está no site da empresa.



Publicidade

E para atrair os clientes, os preços geralmente são bem baixos. No entanto, alguns produtos estarão no mesmo preço que o mercado, ou seja, nem todos estarão baratos, somente os que você quer comprar. Tudo é pensado minuciosamente. E ao gerar e pagar o boleto, o seu dinheiro estará indo para a conta de um golpista.



Anúncios

Uma dica importante para evitar cair nesse golpe é ver se há mais possibilidades de pagamentos no site. Pois normalmente quando o site é falso a única opção de pagamento é o boleto bancário. Então atente-se nesse aspecto para não cair neste golpe.

Está gostando deste artigo? Então leia este também – Reforma de casa? Economize 20% com a Startup Home Hero

Golpe da segunda via para pagamento de boleto falso

Sem que você solicitasse veio uma segunda via do boleto no seu e-mail? Tome cuidado, pois pode tratar-se de um boleto falso.

Esse é um golpe antigo, e assim como o anterior o boleto é exatamente igual ao original. Entretanto ao pagá-lo, o seu dinheiro acaba indo para a conta do criminoso e o boleto original continua em aberto.

Há também casos em que o arquivo do boleto está carregado de vírus que pode danificar o seu computador e fazer com que os criminosos consigam acessar alguns dados pessoais seu.

Para evitar esse tipo de fraude nunca abra um e-mail com a segunda via do boleto sem antes se certificar com entidade emissora da veracidade do boleto. É um detalhe que pode evitar maiores dores de cabeça.

Erro de pagamento e descontos mentirosos

Você pode acreditar que ao colocar suas contas no débito automático estará livre da ação dos criminosos. Mas, até nisso eles já pensaram.

Normalmente eles enviam um boleto se passando pela instituição prestadora do serviço, dizendo que houve um erro no processamento do débito automático e que neste mês você deverá pagar a conta através do boleto bancário.

Muito cuidado! Nunca pague nenhum boleto antes do dia do vencimento da conta. É melhor atrasar um dia e se certificar de que o dinheiro realmente não será descontado da sua conta do que pagar o boleto antes e ele ser fraudado. Esse é um cuidado indispensável nesse tipo de golpe.

E como posso fazer para identificar um boleto falso?

Apesar dos golpes serem cada vez mais sofisticados, é possível procurar detalhes nos boletos para tentar descobrir se eles são fraudados ou não. Veja algumas dicas para você se atentar no boleto:

  • Logo e Nome do Banco – Observe se o logotipo e o nome do banco são iguais aos originais;
  • Confira o número do Banco – No Brasil todo banco possui um número, cheque se o número que consta no boleto é realmente o número do seu banco. Você pode consultar aqui a lista com todos os números de bancos;
  • Veja o nome do cedente – Avalie se o nome do beneficiário ou cedente do boleto é realmente o da loja que você fez a compra;
  • Olhe a linha digitável – Os três primeiros números da linha digitável do boleto devem ser exatamente iguais ao número do banco, se não forem, não pague;
  • Consulte o banco e a empresa – Ao receber um boleto por e-mail, consulte sempre o banco e a empresa para saber que se trata de um boleto verdadeiro.

Ao adotar essas precauções certamente você conseguirá evitar cair em fraudes do boleto falso. Fique sempre atento!

Gostou das nossas dicas? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia para que seus amigos também não caiam neste golpe!