quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Cadastro Positivo: descubra tudo que os bancos e empresas podem saber sobre você

Share

Recentemente o cadastro positivo foi aberto para as empresas, independente de solicitação ou aceitação do usuário. O que gerou muitas desconfianças e receios até mesmo com relação à segurança de dados.

Afinal de contas, todo mundo com um CNPJ e seu CPF pode saber tudo sobre as suas transações financeiras e histórico de crédito completo? Vejamos a seguir quais as informações estarão disponíveis aos usuários.

O que é cadastro positivo automático?

O cadastro positivo é um histórico onde vão aparecer seus dados de histórico de crédito, resumidos em um número. O score de crédito é este número, através dele a empresa poderá saber o quão provável, em uma nota de 0 a 1000 o quanto é possível que você quite uma dívida em dia ou não.

Até bem pouco tempo atrás, você aderia ao cadastro positivo se quisesse; caso você não tivesse interesse em participar, a empresa só teria informação de se você estava negativado ou não. Agora, entretanto a aderência a participar é automática. Vejamos a seguir quais as informações que o logista ou banco a quem você solicitar crédito terão acesso.


Veja também:


Afinal de contas, quais dados que serão coletados?

As principais contas que contam no seu cadastro positivo são as de energia elétrica, água, internet e telefone. Também entram para determinar seu score de crédito, as contas de impostos como declaração de imposto de renda, além de condomínio e carro (seja parcela ou imposto).

Outro ponto importante para você prestar a atenção é que as pessoas que dividem a casa com você também conta para o seu score de crédito. Neste caso, se alguém da sua casa estiver endividado com uma série de contas, isto poderá baixar a sua pontuação de crédito.

É interessante dizer que esta coleta de dados, já acontecia deste 2011, mas apenas com quem autorizava que estas informações fossem coletadas e disponibilizada de forma automática.

Veja também: “Uber e 99 taxis poderão ter que pagar multa por motorista que cancela a corrida

Se você participa do Cadastro Positivo significa dizer que seus dados de pagamentos são coletado e enviados a um banco de dados, e na prática, isto significa dizer que qualquer pessoa que esteja analisando lhe conceder crédito pode acessar os seus dados.

Embora isto pareça um pouco intrusivo ou um tanto de abuso (o que de certa forma é de verdade), auxilia muito quando você for procurar crédito na praça. É possível sair do cadastro positivo, mas não aconselhado, já que quado você precisar de crédito, poderá ser importante que quem vai lhe conceder tenha informações sobre você, inclusive é até possível, que isto seja uma exigência da empresa que concede crédito.

Conclusão

Enfim, vimos que agora o Cadastro Positivo é automático, embora não obrigatório. Entretanto, é interessante que o usuário não solicite sua exclusão do sistema, para que, ao solicitar crédito não tenha o pedido negado, mesmo sendo bom pagador.

Gostou do artigo? Comente conosco sua opinião e compartilhe com seus amigos as novidades! 🙂

Samara Gisch Ferreira
Samara Gisch Ferreirahttps://www.cashfree.com.br
Meu nome é Samara, sou formada em Administração com MBA em Empreendedorismo, Finanças e Marketing, sou curiosa, analítica criativa e de mente inquieta e exploratória. Adoro pesquisar e discutir sobre vários e diversos temas. Sempre antenada aos assuntos financeiros e econômicos, finanças pessoais e educação financeira.

Read more

Local News