Como cancelar uma compra no cartão de crédito? Descubra aqui!

Precisa cancelar uma compra no cartão de crédito? Saiba mais informações a seguir de quando é de responsabilidade do banco ou do lojista.

Cancelar uma compra no cartão de crédito

Como cancelar uma compra no cartão de crédito? Descubra aqui!

Talvez você esteja se perguntando como cancelar uma compra feita no cartão de crédito, e quais medidas tomar. Você verá a seguir que isto pode ser responsabilidade do banco ou do lojista, dependendo da situação. Descubra mais informações a seguir.

Existem várias situações onde uma compra feita no seu cartão de crédito pode ser questionada. É importante que embora seja um direito de quem tem o cartão, a maneira de fazer isto e a possibilidade disto acontecer vai de acordo com a situação.

Veja alguns exemplos de motivos para que seja feito um estorno (nome dado à compra cancelada e dinheiro devolvido) na compra do cartão de crédito:

– Cobrança não reconhecida

– Arrependimento de compra

– Valor diferente da compra

– Produto não recebido

Cancelar a compra no cartão de crédito? Onde solicitar o estorno?

Confira a seguir quando solicitar o estorno e onde isto deve ser feito. 

Solicitando o estorno de compra direto com o banco emissor

Importante dizer que a marca ou bandeira do cartão de crédito nunca vão estornar compra alguma. Por exemplo, não adianta ligar para a Mastercard, Visa ou Cabal para que elas retirem a cobrança, na verdade elas nem conseguem fazer isso.

Além disso, as marcas associadas aos cartões como Extra, Brastemp, Tudo Azul também não são capazes de realizar estorno. À exceção de quando a compra é feita no próprio estabelecimento, e eles atuam também como lojistas. 

O Banco (Santander, Bradesco…) só irá estornar a compra feita no cartão quando perceber que houve problema com a segurança bancária. Quando você tem uma compra no cartão de crédito que não reconheceu, não foi fruto de uma venda, nem sequer sabe de onde saiu, o banco poderá estornar.

Se você entrou em contato com o lojista e forneceu os seus dados, o banco irá interferir na relação de consumo. A reclamação ou renegociação, deverá ser feita onde você comprou.

Outra situação que o banco poderá interferir, é quando é feita uma cobrança dobrada, de apenas uma compra. Inclusive, algumas instituições costumam bloquear cobranças repetidas.


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Solicitando o estorno diretamente com o lojista

Quando houver um problema na relação de consumo, ou seja, você estiver insatisfeito com o produto ou serviço, o estorno deverá ser feito diretamente com o lojista. É no estabelecimento que você resolve os conflitos referente a aquisições.

Existe o direito de arrependimento, quando você não gostou do produto e quer devolvê-lo e, em alguns casos, o estabelecimento pode não aceitar. Mas é importante ressaltar que este é um direito garantido pelo código do consumidor.

Além disso, se você viu que no cartão veio uma cobrança de valor diferente de quanto custou o produto, a loja tem a obrigação de devolver a diferença. 

Se a compra foi feita através da internet, o consumidor continua tendo o direito de não aceitar o produto e cancelar a compra. O direito de arrependimento é o mesmo de uma compra feita em uma loja física.

Já por outro lado, se o produto nem chegou em sua casa, você deverá informar o site, que geralmente resolve rápido o problema. Alguns contam com garantia, se não receber em um determinado tempo, devolvem o dinheiro.

Enfim, hoje neste conteúdo, você descobriu como cancelar uma compra feita no cartão de crédito. Legal, né? Sabemos que às vezes é uma verdadeira batalha conseguir o estorno, e em alguns casos é mais fácil. Vale lembrar que sempre é possível procurar o Procon, que é o serviço de proteção e defesa do consumidor.

Por fim, vimos que a compra pode ser estornada tanto pelo banco emissor quanto pelo lojista. Mas se foi uma compra sua, mesmo que mal sucedida, é necessário resolver com o estabelecimento.

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