Cancelar uma compra no cartão de crédito

Talvez você esteja se perguntando como cancelar uma compra feita no cartão de crédito, e quais medidas tomar. Você verá a seguir que isto pode ser responsabilidade do banco ou do lojista, dependendo da situação. Descubra mais informações a seguir.
Existem várias situações onde uma compra feita no seu cartão de crédito pode ser questionada. É importante que embora seja um direito de quem tem o cartão, a maneira de fazer isto e a possibilidade disto acontecer vai de acordo com a situação.
Veja alguns exemplos de motivos para que seja feito um estorno (nome dado à compra cancelada e dinheiro devolvido) na compra do cartão de crédito:
– Cobrança não reconhecida
– Arrependimento de compra
– Valor diferente da compra
– Produto não recebido
Cancelar a compra no cartão de crédito? Onde solicitar o estorno?
Confira a seguir quando solicitar o estorno e onde isto deve ser feito.
Solicitando o estorno de compra direto com o banco emissor
Importante dizer que a marca ou bandeira do cartão de crédito nunca vão estornar compra alguma. Por exemplo, não adianta ligar para a Mastercard, Visa ou Cabal para que elas retirem a cobrança, na verdade elas nem conseguem fazer isso.
Além disso, as marcas associadas aos cartões como Extra, Brastemp, Tudo Azul também não são capazes de realizar estorno. À exceção de quando a compra é feita no próprio estabelecimento, e eles atuam também como lojistas.
O Banco (Santander, Bradesco…) só irá estornar a compra feita no cartão quando perceber que houve problema com a segurança bancária. Quando você tem uma compra no cartão de crédito que não reconheceu, não foi fruto de uma venda, nem sequer sabe de onde saiu, o banco poderá estornar.
Se você entrou em contato com o lojista e forneceu os seus dados, o banco irá interferir na relação de consumo. A reclamação ou renegociação, deverá ser feita onde você comprou.
Outra situação que o banco poderá interferir, é quando é feita uma cobrança dobrada, de apenas uma compra. Inclusive, algumas instituições costumam bloquear cobranças repetidas.
Veja também:
Solicitando o estorno diretamente com o lojista
Quando houver um problema na relação de consumo, ou seja, você estiver insatisfeito com o produto ou serviço, o estorno deverá ser feito diretamente com o lojista. É no estabelecimento que você resolve os conflitos referente a aquisições.
Existe o direito de arrependimento, quando você não gostou do produto e quer devolvê-lo e, em alguns casos, o estabelecimento pode não aceitar. Mas é importante ressaltar que este é um direito garantido pelo código do consumidor.
Além disso, se você viu que no cartão veio uma cobrança de valor diferente de quanto custou o produto, a loja tem a obrigação de devolver a diferença.
Se a compra foi feita através da internet, o consumidor continua tendo o direito de não aceitar o produto e cancelar a compra. O direito de arrependimento é o mesmo de uma compra feita em uma loja física.
Já por outro lado, se o produto nem chegou em sua casa, você deverá informar o site, que geralmente resolve rápido o problema. Alguns contam com garantia, se não receber em um determinado tempo, devolvem o dinheiro.
Enfim, hoje neste conteúdo, você descobriu como cancelar uma compra feita no cartão de crédito. Legal, né? Sabemos que às vezes é uma verdadeira batalha conseguir o estorno, e em alguns casos é mais fácil. Vale lembrar que sempre é possível procurar o Procon, que é o serviço de proteção e defesa do consumidor.
Por fim, vimos que a compra pode ser estornada tanto pelo banco emissor quanto pelo lojista. Mas se foi uma compra sua, mesmo que mal sucedida, é necessário resolver com o estabelecimento.
Gostou das informações, dicas e novidades? Então não deixe de compartilhar o conteúdo nas redes sociais! 😉