Cartão do Nubank possui tecnologia por aproximação!

Com esse cartão de crédito do Nubank, você não precisa encostar na maquininha. Basta aproximar o cartão e pronto. Dependendo do valor, você não vai precisar nem digitar a senha.



Anúncios



Publicidade

Cartão Nubank

Nubank

Você já conhece o cartão do Nubank? É bem provável que sim. Mas você sabia que é possível fazer o pagamento de todas suas contas com ele, apenas por aproximação? A tecnologia se chama contactless

Que o roxinho é um sucesso entre as pessoas, isso é inegável. Afinal, ele foi o primeiro cartão do mercado sem anuidade, burocracia e também outras taxas abusivas.

Também foi o primeiro cartão onde o usuário pode controlar 100% pelo smartphone. Ou seja, por meio do App é possível controlar todos os gastos, ver o limite da fatura, e muito mais.

CARTÃO NUBANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO NUBANK

FÁCIL ACEITAÇÃO
 
SEM ANUIDADE
O cartão Nubank é sem anuidade e fácil de solicitar
Você permanecerá no site atual

No entanto, apesar de tanta tecnologia, no ano passado o Nubank apresentou uma outra praticidade em seus cartões: a função contactless, que permite fazer pagamentos somente por aproximação.



Publicidade

Isso mesmo, não é mais necessário inserir o cartão na maquininha, podendo o usuário evitar o contato. Em uma época de pandemia, a novidade caiu como uma luva para os clientes do banco digital.



Anúncios

Mas afinal, o que é essa tecnologia?

A tecnologia por trás do cartão contactless é chamada de NFC que é a sigla para (Near Field Communication). No Brasil, desde 2013, 94% dos aparelhos smartphones já são habilitados para usar essa tecnologia, e à partir de 2017 esse número subiu para 100%. No entanto, ela também pode pode ser usada por meio de cartões e de pulseiras em alguns casos.

Sendo assim, para que a tecnologia funcione é preciso aproximar o cartão ou o smartphone da maquininha entre 2 e 10 cm de distância. Essa distância irá variar de acordo com o alcance dos dispositivos móveis.

Ao realizar essa aproximação, o nome do produto e o valor a ser pago irá aparecer na maquininha, e sendo aprovado pelo cliente, será então efetuado. Essa é uma tecnologia conhecida como peer-to-peer, onde os dois aparelhos se comunicam entre si. Ela é bastante parecida com a tecnologia bluetooth, porém, gasta bem menos energia.


Veja também:


Como funciona o cartão contactless do Nubank?

No caso do Nubank, quando você recebe o cartão de crédito, precisa criar uma senha de 4 dígitos no momento do cadastro das informações pessoais. Sempre que você inserir o cartão na maquininha essa senha será solicitada para que transação realmente seja finalizada.

Bom, já nas compras onde você deseja usar o contactless, você não precisa inserir o cartão na maquininha. Mas, é importante lembrar que a inserção é obrigatória para a primeira compra.

Também é importante verificar se o estabelecimento aceita este tipo de pagamento, pois nem todas as maquininhas são habilitadas para o pagamento via contactless.

Uma outra questão é que a senha não é necessária nas compras menores que R$ 200,00, porém quando o valor for superior a esse, o cliente obrigatoriamente terá que inserir a senha.

A tecnologia NFC é segura?

Tudo o que é novo sempre nos desperta uma certa insegurança. Portanto, é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre a segurança da tecnologia NFC. Porém, podemos afirmar que ela é bastante segura.

Pois, durante o pagamento a transmissão de dados é realizada em mão única. Isso significa que o aparelho receptor não possui acesso a informações confidenciais, como senha ou dados da sua conta bancária. Além disso, a proximidade necessária neste tipo de transação ainda diminui a possibilidade de interferência, como também a interrupção do sinal.

Sendo assim, até o roubo de dados é bem mais difícil neste caso. Portanto, a modalidade é bastante segura. A única preocupação real está na perda do cartão ou do celular usado para fazer pagamentos nessa modalidade.

Nesses casos é fundamental ter aplicativos que possam apagar os dados do smartphone à distância. E no caso do cartão de crédito, é preciso fazer o cancelamento o mais rápido possível para evitar problemas.

Entendendo o cartão contactless do Nubank

Como vimos, a tecnologia NFC é bastante segura, e isso quer dizer que usar o seu roxinho nessa modalidade também.  Afinal, todas as compras que são feitas usando o pagamento por aproximação, utilizam a tecnologia de criptografia que muda a cada transação.

Essa é uma técnica conhecida no mundo todo, e que possui bastante segurança na comunicação dos dados. Além disso, ao usar essa tecnologia, você poderá manter o seu cartão em suas mãos o tempo todo. Interessante não? O melhor é que se você não quer usá-la por algum receio, você pode desativá-la no aplicativo de maneira fácil e simples.

Desativando o contactless do seu cartão Nubank

Se você não quer usar o seu cartão por aproximação, você pode desativar essa função de maneira bem simples no Nubank. Basta acessar o aplicativo, clicar na setinha que aparece embaixo do seu nome e escolher a opção “configurar cartão”. Feito isso é só clicar na opção “compras por aproximação” e desativá-la. Simples e prático.

Se por acaso você desejar ativar o contactless, basta fazer a mesma coisa, porém no sentido oposto, ou seja, clicar na opção “compras por aproximação” e ativar a função.

Essa tecnologia apesar de não ser tão nova cresceu bastante no último ano, principalmente por conta da pandemia de Covid-19 que exigiu das pessoas um maior distanciamento social.

Dessa forma, para se evitar o contato, as pessoas estão buscando cada vez mais usar essa tecnologia alternativa. Porém, apesar da facilidade, quando a compra é superior a R$ 200, ainda é necessário inserir a senha.

Somente o Nubank oferece a tecnologia contactless no Brasil?

Apesar da tecnologia já ser bastante difundida em outros países, no Brasil ela está apenas começando, mas no ano de 2020 praticamente todos os bancos passaram a oferecer cartões com pagamento por aproximação.

Por isso, além do Nubank, o Banco do Brasil também está oferecendo a tecnologia contactless em seus cartões de crédito Ourocard.  O Santander foi ainda mais longe e oferece inclusive alguns dispositivos independentes como a pulseira e adesivos que são capazes de fazer o pagamento por meio da tecnologia integrada.

O Itaú também está trabalhando nesse sentido, sendo que as máquinas da Rede já contam com a tecnologia NFC. Por isso, não vai demorar muito para que todos os cartões do nosso país possua essa tecnologia.

E você, já usa a tecnologia contactless? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.

* Atualizado em março de 2021 por José Carlos Sanchez Júnior