Cartão de crédito virtual traz vantagens em relação cartão físico. Entenda!

Por se tratar de uma solução de pagamento recente no país, o cartão virtual é normal que as pessoas tenham diversas dúvidas sobre sua segurança e funcionamento.

Cartão de crédito virtual

cartão de crédito virtual

Recentemente tanto os bancos digitais quanto os bancos tradicionais passaram a oferecer para seus clientes o cartão de crédito virtual. Mas você sabe como ele funciona?

Por se tratar de uma solução de pagamento recente no país, é normal que as pessoas tenham diversas dúvidas sobre sua segurança e funcionamento.

Para ajudar nesse esclarecimento, separamos algumas questões que você precisa saber acerca do cartão de crédito virtual. Vamos a elas.

Bancos que oferecem o cartão de crédito virtual no Brasil

Por se tratar de uma solução de pagamento razoavelmente nova, ainda não são todos os bancos que estão oferecendo essa opção para o cliente.

No entanto, com a chegada do coronavírus, as instituições bancárias estão trabalhando para agilizar essa opção para seus correntistas.

Dentre os bancos que já estão oferecendo o cartão virtual para seus clientes estão: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Nubank, Bradesco, Santander e Paypal.

O que é e como funciona o cartão virtual?

Esse cartão funciona da mesma maneira que um cartão físico, porém, com muito mais segurança para as transações feitas por meio digital.

Os bancos que oferecem essa tecnologia, disponibilizam a opção através do seu próprio aplicativo. O grande diferencial deste cartão está na numeração temporária de identificação bem como no código de segurança.

Dessa forma, ao gerá-lo, você tem um prazo para usá-lo, o que de certo modo aumenta a segurança contra golpes nos ambientes virtuais.

Sendo assim, após a expiração, o cartão não poderá ser usado novamente, e para realizar uma nova compra, o usuário deverá solicitar um novo cartão virtual.

Destacando, que esse cartão só pode ser usado para compras virtuais e não substitui o cartão de crédito físico. Cada banco possui, portanto, as suas próprias regras sobre a funcionalidade e normas do cartão.

O limite e a fatura são a mesma do cartão de crédito físico, sendo que ele pode ser usado para compras tanto em sites nacionais quanto em sites internacionais.

No entanto, há recomendações de não usar o cartão em compras que exijam uma apresentação posterior do mesmo para leitura de tarja ou identificação.

Também não se deve usá-lo para pagamento de serviços de assinatura e sim, somente em compras únicas.

Embora o número do cartão virtual seja temporário, o Nubank oferece um cartão virtual com número fixo, o que o difere das demais instituições.

Nesse caso, fica mais fácil fazer o pagamento de serviços de assinatura, e também se o cliente quiser poderá cancelar o cartão físico e ficar somente com o cartão virtual.

Como faz para gerar o cartão de crédito virtual?

Como já dissemos, primeiramente é preciso se certificar se a instituição bancária que você é correntista dispõe dessa opção.

Caso sim, normalmente a geração do cartão de crédito é feita pelo próprio aplicativo. Nesse caso será preciso escolher o cartão de crédito físico ao qual o cartão virtual será vinculado e usar a sua senha do cartão para concluir a operação.

Lembrando que para usar o cartão de crédito virtual não é preciso desbloqueá-lo. Ou seja, assim que ele já estiver disponível, basta então somente usá-lo.


Veja também:


Quais são as principais diferenças entre os cartões físico e digital?

A diferença é que enquanto um existe fisicamente, o outro não. Dessa forma, o cartão de crédito digital só poderá ser usado para realizar compras online.

Como na maioria dos casos a sua numeração é temporária, ele dá mais segurança ao usuário para a realização das compras pela internet.

Um outro ponto de destaque é que a solicitação deste cartão é feita toda online, embora com a chegada dos bancos digitais, o cartão de crédito físico também esteja sendo solicitado somente pela internet.

Como funciona o pagamento das faturas?

Para solicitar um cartão de crédito virtual é necessário que o usuário tenha um cartão de crédito físico.

Dessa forma, a cobrança de ambos se dará na mesma fatura do cartão físico. Alguns bancos como o Itaú, identificam as compras feitas com o cartão virtual com o símbolo @ na frente das compras.

Agora que você já sabe como funciona um cartão de crédito virtual, poderá usá-lo e garantir mais segurança nas suas compras online.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia com seus amigos nas redes sociais.