Cartão virtual: descubra como funciona



Anúncios



Publicidade

Talvez pesquisando sobre algum cartão você tenha ouvido como uma das vantagens o fato dele ter um cartão de crédito virtual, além do tradicional. Mas, afinal de contas, o que significa? Que diferencial é esse, realmente vale a pena mesmo?

Com o aumento das compras feitas pela internet e através de aplicativos, muitos bancos, fintechs e emissores de cartão de crédito começaram a se preocupar muito com a segurança dos usuários. Até porque o vazamento de dados ou compras fraudulentas mancham muito a imagem e trazem transtornos financeiros e sociais aos clientes.

Como o cartão virtual funciona?

De forma muito simples, ele tem as características de um cartão comum, exceto pelo fato de não ser possível que ele seja utilizado de forma física. Logo, você não pode passar ele na maquininha, apenas utiliza ele em compras pela internet.

O cartão virtual tem algumas características interessantes:



Publicidade

  • Tem um número de cartão de crédito diferente do cartão físico ou de plástico que você tem.
  • Conta com um código de verificação próprio, através do qual é validada ou não, a compra.
  • É possível gerenciar o cartão pelo aplicativo de celular, se você desconfiar de alguma compra ou que alguma coisa está errada com seu cartão, é só apagar aquele e gerar outro.

No aplicativo do seu banco – seja ele tradicional ou fintech -, é possível consultar o cartão virtual. O funcionamento pode modificar um pouco de um banco para outro.



Anúncios

O funcionamento depende muito do banco, veja nestes exemplos dos usos do cartão virtual

Por exemplo, a fintech Neon tem um cartão virtual de débito e de crédito, quando você utiliza o crédito o valor vai para sua fatura. E, quando você utiliza o cartão virtual na função de débito, o dinheiro sai direto da sua conta-corrente.

O cartão virtual de débito é muito interessante para quem quer usar o Uber e outros aplicativos, mas não gosta muito da ideia de utilizar o crédito. Já que ele funciona como um cartão de crédito, mas cobra em conta-corrente.

Já, por outro lado, o Banrisul (banco do Rio Grande), tem um cartão virtual que funciona só na função crédito. Mas, gera um código de verificação (os três números atrás do cartão) diferente a cada compra para o cartão virtual. Por isso, a cada nova compra, um código de verificação valida no máximo três compras, a partir daí é necessário gerar um novo código.

Por que ele traz mais segurança?

Primeiro por que você pode bloquear o cartão físico para compras virtuais, impedindo assim que alguém com o número do cartão e código de verificação, faça compras na internet em seu nome. Além do mais, o fato do cartão poder ser excluído e gerado outro com facilidade, impede que você seja vítima de golpes de roubo de dados, entre outros.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você viu como funciona o cartão virtual e também como ele pode ser útil para fazer compras na internet com mais segurança. Além disso, vale lembrar que além das empresas citadas nos exemplos, outras também oferecem o serviço.

Gostou das informações e dicas? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos as novidades!