Quer saber como será o saque Pix? Dá só uma olhada neste post!

Precisa sacar dinheiro com o Pix? Você pode fazer de qualquer conta, em lojas credenciadas do varejo, como Casas Bahia e Magazine Luiza, por exemplo. Entenda.



Anúncios



Publicidade

Quer saber como será o saque Pix?

Saque Pix

O Pix já está funcionando, mas novas funcionalidades ainda estão por vir. Uma delas é o saque Pix que já foi anunciado.

Na última manhã de terça-feira (24) aconteceu um evento chamado “Money Week”, onde estavam presentes Breno Lobo e Carlos Eduardo Brandt, chefe e chefe-adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central.

Eles anunciaram novas funcionalidades para o Pix, e garantiram que o serviço permanecerá gratuito para todas as pessoas.

Quer saber mais? Vem com a gente mais três minutinhos.



Publicidade

Como será o saque Pix?

O saque Pix será uma modalidade muito parecida com o saque comum, com uma diferença, ele será feito fora do sistema bancário.



Anúncios

Atualmente, para sacar dinheiro dos bancos digitais, é preciso usar um caixa Banco24Horas, e na maioria das vezes há uma taxa para isso.

Já com o Pix, dá para sacar dinheiro de qualquer conta, em lojas credenciadas do varejo, como Casas Bahia e Magazine Luiza, por exemplo.

Apesar da novidade ter sido confirmada, a lista das lojas credenciadas ainda não foi divulgada. Mas, espera-se que isso aconteça logo no início do ano.

O varejista não terá custo nenhum para realizar a operação, afinal ele receberá do usuário a quantidade exata do saque, sem pagar nenhuma tarifa para isso.

Em contrapartida, haverá um aumento na circulação de pessoas dentro do estabelecimento, que poderá ajudar a aumentar as vendas.

Como será feito esse saque Pix?

Ao chegar na loja credenciada, o usuário precisa informar que deseja realizar o saque Pix. Então, em primeiro lugar, ele precisa fazer uma transferência para a loja.

Essa transferência é como hoje no Pix. Portanto, em dez segundos o valor está disponível na conta da empresa. Além da transferência é possível fazer o saque por QR Code através do Pix também.

Nesse caso, basta que a empresa disponibilize um código que será escaneado via Pix pelo cliente. O dinheiro também cai na hora por esse método.

E assim que o dinheiro cai na conta da empresa, o atendente efetua o saque. Essa é uma boa opção para quem usa carteiras e bancos digitais.

Geralmente, grande parte das instituições cobra um valor por saque para o usuário. No caso do Pix ele será gratuito.

Em resumo, o Pix vai aumentar ainda mais a democratização dos serviços financeiros, ao garantir transferências e saques gratuitos para todos.


Veja também:


Outras funcionalidades previstas para o Pix

No evento que aconteceu na última terça-feira, Breno Lobo e Brandt, anunciaram mais algumas novidades, fora o saque Pix.

O QR Code offline é uma delas. Ele vai permitir que um consumidor faça um pagamento mesmo sem internet.

Para isso, o recebedor precisa iniciar e rotear a operação. Isso é bom, pois nem todos consumidores possuem um plano de dados para a internet.

Outro anúncio foi o Pix Garantido. Essa será a associação de Pix Agendado com garantia de recebimento. Ou seja, o recebedor tem a garantia de receber um valor em uma data acordada.

Se na data, o pagador não realizar o pagamento, a instituição usada por ele é obrigada a pagar a operação. 

Outras novidades também foram explanadas por Breno Lobo e Brandt, como débito automático, pagamento por aproximação e outras funcionalidades no radar do Pix.

Resumidamente, as transferências entre pessoas que já estão disponíveis é apenas o pontapé inicial para o que se avizinha.

Desse modo, instituições como Nubank, Banco do Brasil, Caixa, Santander, dentre outros, estão inovando, de olho nesse futuro.

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais.