Como economizar na conta de luz? Descubra neste post!

Reajustes constantes na conta de luz apertam o orçamento. Como economizar? Continue a leitura e veja nossas dicas práticas para consumir menos energia.

Publicidade
Publicidade

Como economizar na conta de luz?

como economizar na conta de luz

Quer saber como economizar na conta de luz? Então, você veio ao lugar certo, é só continuar aqui mais alguns minutinhos.

Durante esse ano de 2020, a conta de luz teve um reajuste médio de aproximadamente 5%, sendo que residências ligadas à rede de alta tensão tiveram um reajuste maior do que residências ligadas à rede de baixa tensão.

E neste mês de dezembro, o valor aumenta ainda mais por conta da mudança de bandeira. Pensando nisso, para você conseguir economizar, separamos neste artigo sete dicas. Dá só uma conferida.

1 – Modere a temperatura do ar condicionado

Se você tem ar condicionado em casa deve saber que ele é um dos grandes vilões do consumo de energia.

Publicidade

Portanto, para evitar que o valor da sua conta de luz vá nas alturas, adote a temperatura de 23º no aparelho.

Publicidade

Pois, se você colocar em temperaturas menores, o consumo de energia será maior. É importante também desligar o ar quando não estiver no ambiente.

2 – Economize energia tomando banho

O chuveiro também é um dos maiores responsáveis pelo consumo de energia elétrica. Por isso, na hora de tomar banho procure se ensaboar com ele desligado.

Além disso, evite nesse verão tomar banhos muito prolongados, a menos que seja com água gelada, para evitar um gasto demasiado de energia.

Se possível evite tomar mais do que um banho no dia. Fazendo isso, certamente você vai conseguir economizar na sua conta de luz.

3 – Desligue sempre a tela do computador

Se você está trabalhando dentro de casa, certamente está gastando mais energia elétrica, e por isso é preciso tomar alguns cuidados.

Um deles é sempre desligar a tela do computador quando não estiver usando. O mesmo serve para o Notebook.

Além do mais, se você usa Notebook ao invés do PC para trabalhar, procure tirá-lo da tomada, e use a bateria até onde der.


Veja também:


4 – Nunca deixe a TV ligada se não estiver usando

De acordo com a Enel, o uso da TV pode representar até 15% do valor da sua conta de energia. Bastante, não é verdade?

Pois então, já que a TV representa um percentual alto de consumo, não a deixe ligada se você não estiver usando. Isso vai ajudar a economizar.

Se você tem o hábito de dormir na frente da TV, programe-a para desligar automaticamente, caso contrário você não conseguirá baixar o valor da sua conta.

5 – Passe todas as roupas de uma única vez

Se você tem o hábito de passar suas roupas, procure fazer isso de uma única vez. Pois, o maior consumo do ferro de passar é logo quando ele é ligado.

Portanto, se você ligar e depois passar todas as roupas, vai gastar menos energia elétrica do que se ficar ligando toda hora para passar uma ou duas peças.

6 – Ligue a máquina de lavar na capacidade máxima

Na hora de lavar as suas roupas, o ideal é ligar a máquina na capacidade máxima e evitar colocar mais sabão do que o recomendado pelo fabricante do aparelho.

Até porque, isso vai evitar que o enxágue ocorra repetidas vezes, o que no final das contas, acaba representando mais consumo de energia elétrica.

7 – Troque as lâmpadas da sua casa

Além de desligar as lâmpadas sempre que não estiver no ambiente, o recomendado é que você troque as lâmpadas incandescentes de 100W por fluorescentes de 32W.

De acordo com a Enel, fazendo isso na casa toda, você vai conseguir gerar uma economia de aproximadamente 60% no consumo da energia. E de quebra, elas ainda podem chegar a durar até 10 vezes mais.

Agora que você já sabe como economizar na conta de luz, é só começar a agir. Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais.