Conta de luz poderá ser paga através do PIX

Fique por dentro de todos os benefícios de pagar seus boletos com o Pix. Será permitido realizar o pagamento de diversas contas, inclusive de energia elétrica.



Anúncios



Publicidade

Conta de luz poderá ser paga através do PIX

conta de luz

Quem é que nunca esqueceu de pagar uma conta de luz? No entanto, se você já passou por isso e teve a força cortada, saiba que com o PIX esse problema vai acabar.

Isso porque, será permitido realizar o pagamento de diversas contas, inclusive de energia elétrica a qualquer hora do dia e da noite.

Indiferente se a conta estiver atrasada ou não, será possível realizar o pagamento em qualquer horário do dia e também em qualquer dia da semana.

É justamente por essas e outras que o PIX já nasce com a missão de facilitar a vida de todo o povo brasileiro, trazendo muito mais comodidade para o nosso dia a dia.



Publicidade

Pagamento de conta de luz atrasada

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Banco Central do Brasil fizeram um acordo que vai permitir o pagamento da conta de luz com o PIX.



Anúncios

Dessa forma, assim que a conta é quitada no sistema, independente do horário, ela já consta imediatamente como paga.

De acordo com João Manoel Pinho de Mello, diretor da Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, o Pix vai ampliar as opções de pagamento que estão disponíveis hoje em dia.

Com isso, haverá o pagamento de maneira eletrônica de forma fácil, segura e sem nenhum custo adicional para os consumidores.

Desse modo, ao garantir o pagamento imediato, o PIX ajudará a agilizar o religamento da energia, onde é necessário a verificação do efetivo pagamento.

Hoje em dia esse processo chega a levar até três dias por conta das características dos meios de pagamento usado para liquidar as faturas.


Veja também:


O PIX irá agilizar a vida dos consumidores

De acordo com André Pepitone, diretor-geral da Aneel, a gestão da companhia sempre procurou colocar o consumidor em primeiro lugar.

Dessa forma, a empresa busca constantemente levar serviços de qualidade e soluções práticas para facilitar a relação com as distribuidoras.

Com o PIX esse atendimento ao consumidor será facilitado. Por conta dessa iniciativa os consumidores irão ganhar mais uma opção para realizar pagamentos a qualquer hora do dia e da noite.

Além disso, o acordo de cooperação técnica que foi firmado entre o Banco Central e a Aneel também vai facilitar as atividades das distribuidoras de energia.

Pois, o sistema do BC além de ser mais rápido também possui um custo bem menor para essas empresas que receberam pela prestação de serviços.

Muito mais fácil pagar a conta de luz

Para facilitar ainda mais a vida, a Aneel irá realizar a interlocução com as distribuidoras e o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Assim o PIX conseguirá alcançar todas as prestadoras de serviço e estar mais adequado para fins de emissão de nota fiscal de energia elétrica.

O PIX será usado pelas distribuidoras de maneira gradual e poderá durar até dois anos a transição que é o prazo de vigência do acordo.

No entanto, ao incluir a conta de luz, houve um aumento na lista de serviços públicos que serão abrangidos pelo sistema de pagamentos instantâneos do governo.

Antes desse acordo com a Aneel, o Banco Central já havia feito outras parcerias. Uma delas é com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para que seja possível recolher as taxas federais.

Como é possível ver, o PIX está chegando para realmente facilitar a vida do consumidor, trazendo mais comodidade para nosso dia a dia.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.