Coronavírus no Brasil? 12 Casos Suspeitos no País Segundo Ministério da Saúde



Anúncios



Publicidade

Hoje (31/01/20) já são, no Brasil, 12 casos suspeitos de coronavírus, 10 outros já foram descartados, ainda não há nenhum caso confirmado no país. Veja mais informações a seguir.

Entenda o que está acontecendo

O Coronavírus já causou a morte de 213 pessoas na China, onde o vírus apareceu a primeira vez. Entretanto, foram infectadas cerca de 9.720 pessoas, o que torna a taxa de mortalidade de 2%; vale lembrar que a doença é nova e os dados são apenas estimativas.

Se trata de uma doença respiratória, que pode ir de sintomas simples, a pneumonia até a morte. A origem da doença ainda não é clara, mas acredita-se que se originou em um animal, que passou a um ser humano, que se tornou o novo hospedeiro.

Quais os lugares onde há suspeita de coronavírus no Brasil?

Os países com casos confirmados são a China (onde nasceu), Japão, Malásia, Singapura, Coreia do Sul, EUA, Alemanha, Suécia, Itália, Reino Unido, Rússia, Índia, Filipinas e outros. No Brasil, ainda nenhum caso foi confirmado, mas existem 12 casos suspeitos.



Publicidade

Segundo boletim do Ministério da Saúde, existem 6 estados com suspeita, entre eles: Ceará (1), Paraná (1), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (1) e São Paulo (7). A suspeita de Minas Gerais foi descartado após 3 exames laboratoriais.



Anúncios

Quais são os sintomas e as formas de se prevenir?

Segundo cientista chinês Zhong Nanshan, ficou provado que a transmissão pode acontecer de pessoa para pessoa. Os sintomas gerais foram: tosse, febre, dificuldades respiratórias, e nos casos graves (presentes apenas na China ainda), estão a síndrome respiratória aguda, pneumonia e insuficiência renal.

A BBC News contactou infectologistas e buscou diversas informações em órgãos de saúde pública. A principal recomendação, mais eficiente, inclusive para outras infecções, é esfregar as mãos (com sabonete e água, por exemplo) por cerca de 15 a 20 segundos. Sendo que, isto é suficiente para garantir a eliminação de vírus e bactérias.

Coronavírus se espalha mais rápido, mas H1N1 mata mais.

Até agora o Coronavírus causou a morte de 213 pessoas todas na China, enquanto o H1N1 causou 796 mortes só no Brasil. Claro que o período de coleta de dados da “influenza A” foi muito maior, mas ao que tudo indica os casos graves que levam a óbito do Coronavírus são menores em relação a outras epidemias recentes como Ebola, Sars e H1N1.

A principal diferença do Coronavírus em relação as outras epidemias, é a velocidade de transmissão, já que ele se espalha muito rápido. É necessário, portanto, atenção e cuidados de higiene redobrados para evitar um avanço maior da doença.


Veja também


Conclusão

Enfim, neste artigo você viu o que é a epidemia do coronavírus, como ela está no Brasil e quais são os principais cuidados para evitar que ela se espalhe ainda mais. Apensar de não haverem casos confirmados no país, por se tratar de um assunto sério de saúde pública é preciso atenção.

Gostou de estar a par desta notícia? Compartilhe com os amigos a informação.