Crédito consignado
O crédito consignado está crescendo a passos largos no Brasil. Em janeiro de 2021, o crescimento foi de 14% comparado ao mesmo período do ano passado. No total foram R$ 442,8 bilhões contratados.
Esse crescimento é justificado por diversos fatores. Um deles é que o crédito consignado apresenta as menores taxas do mercado, com os prazos mais estendidos. Além disso, foi aprovada a Medida Provisória que aumenta de 35% para 40% a margem de concessão de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS.
Todos esses fatores contribuem para o aumento na procura por crédito. E assim como cresce a procura, também cresce a oferta. E por isso, no último ano viu-se uma diminuição nas taxas praticadas nessa modalidade de crédito.
O cenário do crédito consignado no país
O crédito consignado é um tipo de empréstimo no qual o valor da parcela, ou o valor mínimo do cartão é descontado diretamente na folha de pagamento do tomador do empréstimo. Até então o valor da parcela não poderia ser superior a 35% do salário.
Agora, esse valor subiu para 40%. Desse percentual 35% pode ser para parcelas de empréstimos consignados, e 5% para uso do cartão de crédito consignado. Isso possibilitou um maior endividamento das famílias.
No Brasil, esse crédito ainda é pouco difundido entre os funcionários da iniciativa privada, sendo ele voltado para servidores públicos municipais, estaduais e federais, aposentados e pensionistas do INSS.
Veja também:
- Confira os 4 benefícios do cadastro positivo!
- Empréstimo com cashback de R$ 3 mil
- Méliuz anuncia plataforma de empréstimos!
Quais são as principais instituições bancárias que oferecem esse crédito?
Existem diversas instituições bancárias que atuam oferecendo o empréstimo consignado, assim como o cartão de crédito consignado. O Banco Pan é uma delas, bem como o BMG que além do empréstimo também oferece o BMG Card.
Com o aumento da procura por crédito consignado, assim como da margem consignável, aumentou também a procura por esse tipo de empréstimo no país. Afinal, ela é bem mais atrativa que um empréstimo pessoal ou um cartão de crédito comum.
Uma das principais características é o juros baixo e o prazo mais estendido para o pagamento. Ou seja, é um tipo de empréstimo que ajuda a organizar o orçamento de quem está precisando, sem comprometer o curto prazo.
Só para ter uma ideia, o cartão BMG Card não faz consulta nem ao SPC e nem ao Serasa. Isso quer dizer que se a pessoa se atrapalhou e está precisando do cartão para acertar a vida, ela consegue. Por isso é um tipo de crédito atraente.
Como funciona o BMG Card?
O BMG Card é o cartão de crédito consignado do Banco BMG. Ele possui as menores taxas de mercado, com juros de apenas 2,7% ao mês. Ao comparar com outros cartões de crédito esse valor é muito menos da metade.
Além disso, um outro ponto positivo é que ele não tem nem taxa de anuidade e nem tarifas, e você ainda pode fazer retiradas ilimitadas em qualquer caixa eletrônico da rede Banco24Horas.
Ah, e todo o controle do cartão pode ser feito pelo App meu_BMG. Lá dá para conferir limite, tirar extrato, fazer pagamentos e diversos outros tipos de serviços financeiros. E a contratação é bem simples.
Basta apenas acessar o link do BMG e ter em mãos o CPF, RG, comprovante de residência atual e original, os 2 últimos comprovantes de rendimentos e os 2 últimos extratos originais de crédito do salário. A aprovação é bem rápida.
Portanto, para quem está precisando de crédito para acertar as contas, essa é uma boa opção, mas lembrando que o valor mínimo do cartão é descontado diretamente na folha de pagamento ou do benefício. Por isso é bom se organizar.
Gostou desta matéria? Então compartilhe com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.