Qual a diferença entre cartão de crédito e cartão pré-pago?

Você sabe diferenciar um cartão de crédito do cartão pré-pago? Continue a leitura para entender os conceitos e vantagens que mais se encaixam às suas necessidades.

Cartão de crédito e cartão pré-pago

Qual a diferença entre cartão de crédito e cartão pré-pago

Você está em busca de um cartão, mas não sabe a diferença entre cartão de crédito e cartão pré-pago?

Essa realmente é uma dúvida comum, afinal até bem pouco tempo atrás pouco se ouvia falar sobre cartão pré-pago.

Mas, de uns tempos para cá, eles estão cada vez mais ganhando espaço na vida das pessoas. Afinal, é muito fácil ter o seu.

Além disso, com o cartão pré-pago, você pode fazer quase tudo que faria com um cartão tradicional, com algumas pequenas diferenças.

Quer saber qual a diferença entre um cartão de crédito e um cartão pré-pago? Então vem com a gente nesse artigo.

O que é um cartão de crédito?

Vamos começar esse artigo falando um pouco sobre o conceito de cartão de crédito. Em linhas gerais, essa é uma forma de empréstimo com prazo de pagamento de até 40 dias.

O cartão é disponibilizado por bancos e instituições financeiras, e quando você faz a solicitação passa por uma análise de crédito.

Por se tratar de uma espécie de empréstimo, há um certo rigor nessa análise, sendo que a maioria dos cartões de crédito não estão disponíveis para quem está com o nome negativado.

Um dos pontos positivos do cartão de crédito é que você pode usar esse empréstimo por esse prazo sem pagar nada de juros por isso.

Ou seja, se você tem um limite de R$ 1 mil no cartão, usa ele, e paga a fatura corretamente em dia no valor integral, não paga juros.

No entanto, se você pagar somente o mínimo da fatura estará entrando no chamado rotativo do cartão. E nesse caso, os juros são bem salgados.

E o cartão pré-pago, o que é?

O cartão pré-pago, diferente do cartão de crédito, não funciona como um empréstimo feito pelo banco para uma pessoa.

Por isso, ao solicitar esse cartão, você não precisa passar por uma análise de crédito, sendo que qualquer pessoa pode pedir o seu.

Para usá-lo é preciso que ele seja abastecido. Funciona assim: você paga um boleto no valor que desejar, e esse valor pode ser usado por você.

Assim que você passa o cartão em um determinado estabelecimento, o valor já é debitado na hora da sua conta corrente.

A vantagem desse tipo de cartão é que você não precisa ficar andando com dinheiro e nem com moeda, e além disso, só gasta realmente o que tem.

Muita gente opta em ter um cartão pré-pago, por conta da segurança que ele oferece. Afinal, você não corre riscos de assalto.

Além disso, você também pode fazer compras pela internet e assinar serviços de streaming como o Netflix, por exemplo.


Veja também:


Qual a principal diferença entre os dois cartões?

Como é possível ver, a principal diferença entre os dois cartões é que no primeiro caso, você recebe uma espécie de empréstimo do banco.

Por isso, você pode fazer compras à vista e também parcelar as suas compras. Já no segundo caso, você não tem a possibilidade de fazer o parcelamento.

Mas, por outro lado, não há como você se atrapalhar e faltar dinheiro no momento de pagar a sua fatura. Por isso essa é uma opção que está ganhando cada vez mais espaço.

Sem contar que os cartões pré-pagos não possuem taxa de anuidade, nem nada. Somente em alguns casos é cobrada uma taxa única de emissão.

Hoje em dia, instituições como Bradesco, Santander e Itaú já estão disponibilizando esse tipo de cartão para os seus clientes.

Deu para entender a diferença entre cartão de crédito e cartão pré-pago? Se gostou deste artigo então compartilhe com seus amigos nas redes sociais.