Finanças: Banco Central quer ensinar este tema nas escolas públicas

Publicidade
Publicidade

Já pensou como seria mais fácil se o tema finanças fosse ensinado às crianças desde cedo? É isto que o mercado pago se propõe a fazer. Veja mais sobre esta novidade neste artigo.

O projeto piloto começa em alguns estados ainda neste ano de 2020, o programa terá o nome “aprender valor”. Ele tem o objetivo de ensinar aos alunos como planejar e gerenciar as finanças. Os temas abordados serão:

  • Poupar ativamente
  • Planejar o uso do dinheiro
  • Uso consciente do crédito fornecido pelas financeiras

Como funcionará o projeto piloto de educação financeira nas escolas?

O objetivo principal é buscar impactar cerca de mil turmas do 1º ao 9º ano. Já até o final do ano de 2020 o objetivo é alcançar cerca de 22 milhões de alunos. Para atuar no projeto piloto, o Bacen contratou a Universidade de Juiz de fora (Centro de políticas públicas).

A universidade será responsável por gerenciar uma plataforma online para a capacitação dos professores e diretores. O governo estima que cerca de R$ 11 milhões serão gastos, o projeto será custeado pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

Publicidade

Entretanto, um dos objetivo também é deixar os professores confortáveis com as próprias finanças para que eles possam ter maior facilidade em passar adiante o conteúdo. Por outro lado, é importante dizer que os alunos serão incentivados a poupar ainda que sejam de baixa renda, já que este é um dos objetivos do programa de educação financeira do Bacen.

Publicidade

Segundo o Bacen é necessário ensinar as crianças a poupar. Já que existem pessoas de renda média que se endividam; enquanto, por outro lado, há alguns de baixa renda que conseguem poupar. Esta é, portanto, uma questão de educar-se financeiramente.

Veja também: “Segurança Digital: MoneyPag e Elo lançam cartão sem numeração

O diretor do Bacen ainda ensina que devem existir três tipos de poupança, a primeira é a de curto prazo para emergências, já a segunda de médio prazo, para realizar os sonhos de consumo; enquanto que a terceira é para a velhice, como renda complementar.

Conclusão

Enfim, neste artigo foi visto que mudanças estão sendo feitas e que o Bacen junto com faculdade federal de Juiz de Fora está buscando soluções para trazer as escolas a educação financeira.

Este assunto, como vimos é muito importante já que impacta diretamente no futuro das crianças e adolescente é, na verdade, um tema que já deveria estar sendo discutido nas escolas há tempos.

Por fim, nota-se que estão sendo feitos avanços na melhora da educação financeira no país. Já que uma nação que sabe lidar com as próprias finanças, certamente é forte e próspera, daí a grande importância da iniciativa do Bacen.

Gostou do artigo? Comente conosco sua opinião e compartilhe com seus amigos esta ótima novidade.

Veja mais em: “Banco next é bom? Conheça o seguro dental do banco