Fintechs e grandes bancos acirram disputa pelo pódio dos Apps de contas digitais

De acordo com uma pesquisa feita pelo Bank of America, Nubank, PicPay, Pan, PagBank e Mercado Pago lideram o número de downloads de aplicativo em 2021, embora estejam perdendo fôlego para a concorrência.

Fintechs

Briga pela liderança

As fintechs estão concorrendo entre si para ver quais conseguem entregar mais opções para seus clientes por meio dos seus aplicativos. Nessa corrida, quem sai ganhando é o próprio cliente que passa a contar com muito mais recursos.

Atualmente, Nubank, PicPay, Banco Pan, PagBank e Mercado Pago são as instituições que ocupam as primeiras colocações em downloads nos últimos três anos. Os dados são de uma recente pesquisa feita pelo Bank of America (BofA).

No entanto, apesar da liderança, o pelotão de frente não pode dormir no ponto, pois outros grandes players estão chegando com tudo logo atrás, como o C6 Bank, Banco Inter, Iti do Itaú e o Next do Bradesco.

CARTÃO PAGBANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO PAGBANK

FÁCIL ACEITAÇÃO
 
SEM ANUIDADE
O cartão da conta PagBank pode ser solicitado assim que você baixar o App
Você permanecerá no site atual

Mudança no cenário de downloads

Apesar de se manterem nas primeiras colocações, alguns Apps estão perdendo fôlego desde abril do ano passado. Esse é o caso do Mercado Pago, PicPay, Banco Pan e PagBank. Dentre os líderes, só o Nubank conseguiu manter o alto ritmo de instalação do App.

De acordo com o relatório do BofA, a desaceleração pode ser explicada pelo fim da ajuda financeira do governo. Afinal, muita gente usou esses bancos digitais para fazer a transferência do Auxílio Emergencial.

Sendo assim, o pódio conquistado nos últimos três anos por essas instituições está sob ameaça constante. O relatório do Bank of America destaca que alguns aplicativos como Bitz, Next, Digio, Iti e Superdigital estão crescendo a passos largos em downloads.

O Bank of America acredita que esse avanço é uma reação dos grandes bancos na disputa pela arena digital, afinal, apesar de estarem um pouco mais para trás, eles são capazes de implementar iniciativas digitais com rapidez e sucesso.

Sucesso entre as plataformas de investimento

No caso das plataformas de investimentos, por muito tempo a XP liderou o número de downloads. Entretanto, houve uma mudança na liderança com a chegada de novos players neste mercado.

Só para ilustrar, BTG Pactual, Modal e Nu Invest já estão à frente da XP nos downloads realizados no ano de 2021, segundo a pesquisa. O BTG foi alavancado pelo lançamento do seu novo aplicativo, o BTG+.

Já o crescimento do Modal foi apoiado principalmente pelo IPO do banco digital, que aconteceu em abril do ano passado. E o Nu Invest teve um crescimento significativo devido a aquisição da Easynvest que mudou de nome para dar lugar à marca do Nubank.

No entanto, apesar do crescimento da concorrência, o BofA destaca que a XP ainda é a corretora digital líder ao considerar suas três marcas que incluem além da XP, a Rico e a Clear.


Leia mais:


O crescimento no número de downloads

O crescimento de downloads de Apps de bancos e corretoras de investimento mostra que a digitalização bancária é uma tendência irreversível. Só para ter uma base, em 2021 houve 21 milhões de downloads contra 15 milhões em 2020 e 8 milhões em 2019.

Esses números indicam que mais de meio bilhão de downloads de Apps foram feitos nos últimos três anos, ou seja, foram realizados 3,3 downloads por adulto no Brasil. Esse crescimento foi apoiado pelo isolamento social.

Entretanto, essa é uma tendência que não há mais como reverter, pois os Apps de bancos digitais trazem muito mais facilidade e comodidade na vida das pessoas. Contudo, a pesquisa mostrou que o número de usuários ativos não acompanhou o mesmo desempenho dos downloads.

Os usuários ativos cresceram 53 milhões em 2021, mas desaceleraram de um aumento de 62 milhões em 2020. Dessa forma, os dados do levantamento sugerem que apenas 29% da base baixada se engajou com o aplicativo no ano passado, contra 34% em 2020 e 38% em 2019.

Banco Pan e Nubank foram os que conseguiram engajar mais sua base de clientes com 48% e 43% respectivamente. Já o PagBank e PicPay tiveram um pequeno aumento marginal de usuários ativos, com 21% e 14%, respectivamente, de suas bases baixadas.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.