Cartão de Crédito – Quais são os golpes mais praticados?

- Publicidade -

O cartão de crédito é um dos meios de pagamentos mais usados no país. Muitas pessoas, inclusive, concentram praticamente todos os seus gastos no cartão, e com isso acabam conquistando um bom limite de crédito.

No entanto, assim como cresce os cartões, também cresce o número de golpes relacionados ao cartão de crédito. Por isso é importante conhecer os principais golpes e se prevenir. Confira.

cartão de crédito

Golpe da troca de cartão de crédito

Esse é um truque velho, mas ainda há muita gente que cai nele. Nesse caso, o golpista que muitas vezes é um entregador, leva a maquininha até a pessoa e a faz digitar a senha do cartão, como se estivesse pagando pela compra.

- Publicidade -

Todavia, o bandido pede para ela digitar a senha onde seria no caso o valor da compra. Memorizando a senha, o fraudador então distrai a pessoa e troca rapidamente o cartão de crédito, digitando o valor e nova senha para que a compra seja aprovada.

Ele então devolve o cartão errado para a pessoa, e se apropria do cartão dela, tendo também a senha. Com isso ele consegue efetuar saques e também compras no cartão.

Para evitar esse tipo de golpe é importante ao digitar a senha verificar se ela não aparece na tela da maquininha, e ao pegar o cartão novamente olhar atrás dele e certifique-se se o código verificador é realmente o seu.

Golpe da dupla operação no pagamento de uma compra

Um outro golpe, que aos poucos está sumindo é o duplo pagamento de uma compra. Nele, o comerciante pede para o cliente passar o cartão em uma maquininha. Quando a compra passou, ele distrai o cliente dizendo que o cartão foi negado.

Depois pega uma outra maquininha, e realiza a venda. Nesse caso, ele recebeu duas vezes o valor do cliente. Para evitar esse golpe é preciso conferir sempre o recibo, ou então procurar usar somente o cartão digital que dá acesso instantâneo ao extrato de pagamento.

Trocas de cartão de crédito no caixa eletrônico

Esse também é um golpe antigo, mas que ainda pega muita gente. O criminoso, nesse caso fica de tocaia observando um cliente com dificuldades em mexer no caixa eletrônico. Ele chega gentilmente oferecendo ajuda.

- Publicidade -

Ao ver a pessoa digitando a senha ele procura distrai-la posteriormente, trocando o cartão. Com o cartão em mãos e com a senha memorizada ele então realiza compras e saques. Para evitar esse golpe, jamais aceite a ajuda de estranhos no caixa eletrônico.

Leia também – Social Bank Kids apresenta Funcionalidades que ajudam os Pais com a Educação Financeira dos Filhos!

Golpe do motoboy

Esse é um golpe mais sofisticado, e também embora não seja novo, pega muita gente desprevenida. Nele você recebe o telefonema de uma central, dizendo que o seu cartão de crédito foi clonado.

Normalmente, os golpistas já possuem alguns dados seus, e por isso parece que realmente é real. Então, eles solicitam que você quebre o cartão no meio e o entregue para um motoboy que irá buscá-lo.

Eles então fornecem um telefone que realmente é da central e pedem para a pessoa entrar em contato e solicitar um novo cartão. Mas, como não saem da linha, a pessoa ao discar irá falar no mesmo lugar.

O problema, é que mesmo o cartão estando quebrado, o chip permanece intacto, e com isso os golpistas conseguem realizar saques e compras. Por isso, é importante saber que nenhum banco solicita o cartão de volta e nem manda o mototáxi para buscá-lo.

Golpe das centrais falsas

Esse também é um golpe bastante comum. Nele os bandidos se passam por uma central antifraude e pedem dados confidenciais ao cliente. Com o maior número de informações na mão, inclusive senha, eles chegam inclusive a limpar a conta da vítima.

- Publicidade -

Nesses casos, quando receber tais telefonemas, desligue. Nenhum banco pede informações pessoais. Por isso, entre em contato imediatamente com o gerente da sua conta.

Golpe do cartão de crédito – Chupa-cabra

Esse é um golpe que existe desde a década de 90, e é realizado diretamente no caixa eletrônico de uma agência.

Nele, o cartão de crédito fica travado, e os criminosos conseguem cloná-lo. Os cartões com chip já conseguiram, desse modo, diminuir esse tipo de fraude. Por isso sempre que possível solicite cartão com chip e faça saques somente em horários comerciais.

Outros golpes realizados no cartão de crédito

Além desses golpes conhecidos, hoje com o crescimento tecnológico os bandidos estão sofisticando cada vez mais a sua atuação. Existem páginas falsas, SMS falsos e e-mails que realmente parecem ter vindos do banco.

Portanto, é preciso manter sempre o antivírus atualizado. E sempre que receber uma mensagem do banco, desconfie. Essas precauções são extremamentes necessárias para se evitar esses já conhecidos golpes.

Gostou desse artigo? Então deixe o seu comentário, suas sugestões e nos siga nas redes sociais.