Imposto de Renda 2022: INSS libera informe de rendimentos; saiba como consultar

Agora em março se inicia o período de declaração do Imposto de Renda 2022. Os aposentados e pensionistas do INSS que tiveram renda superior a R$ 28.559,70 em 2021 devem fazer o procedimento até o final de abril.

Imposto de Renda 2022

Agora em março se inicia o período de declaração do Imposto de Renda 2022. Os aposentados e pensionistas do INSS que tiveram renda superior a R$ 28.559,70 em 2021 devem fazer o procedimento até o final de abril.

Todas as regras completas e as datas exatas do IR 2022 deverão ser publicadas pela Receita Federal ainda esta semana. Mas é sempre bom se adiantar e ir preparando a documentação, não é mesmo?

A consulta ao extrato de rendimentos recebidos em 2021 já foi liberada pelo INSS e pode ser feita através do site ou do aplicativo Meu INSS. O acesso à plataforma é feito com a senha do gov.br (confira o passo a passo mais abaixo).

PAGBANK
CARTÃO DE CRÉDITO

PAGBANK

FÁCIL ACEITAÇÃO
 
SEM ANUIDADE
O cartão da conta PagBank pode ser solicitado assim que você baixar o App
Você permanecerá no site atual

Quem desejar fazer a consulta sem informar senha, poderá acessar o site da Previdência Social.

É importante ressaltar que, será preciso informar o ano de referência (2021 ou anos anteriores), o número do benefício, a data de nascimento, o nome e o CPF do beneficiário. Depois, é preciso clicar em “Não sou um robô” e “Consultar”. O site também dá a opção de imprimir o documento após a consulta.

Ainda este ano, também será possível realizar o procedimento usando o chat da Helô, a assistente virtual do INSS. Ele estará disponível no Meu INSS, pelo site ou aplicativo, a partir do dia 22 de fevereiro. Basta informar o nome e o CPF e solicitar o serviço para a assistente.

Por fim, a emissão do extrato do Imposto de Renda pode ser realizada na agência onde você recebe o benefício ou em uma agência do INSS.

Consulta pelo Meu INSS: passo a passo

O portal Meu INSS está disponível nas versões site e aplicativo. Veja como emitir o extrato de imposto de renda através dele:

·         Informe o CPF do beneficiário e a senha do gov.br para acessar

·         Na página inicial, clique em “Ver mais”, na sessão “Outros serviços”

·         Clique em “Extrato do Imposto de Renda”

·         Selecione o ano de 2021

·         Depois de clicar sobre o número do benefício, o extrato correspondente aparecerá. Os rendimentos tributáveis constarão na linha 3 e os não tributáveis na linha 4

·         Na parte de baixo da página, há a opção de “Baixar PDF” para salvar o documento, usar ou imprimir depois.

Veja também:

Solicitação pelo Chat da Helô

O INSS informa que a novidade para 2022 é a possibilidade de conseguir o extrato de IR também pelo chat humanizado da Helô. Para ter acesso ao documento, a pessoa deverá confirmar seus dados pessoais com o atendente do chat. Esse novo serviço deve estar disponível a partir do dia 22 de fevereiro.

Lembrando que a declaração do IR pode ser enviada pela web anualmente entre o início de março e o final de abril. As normas e as datas de início e final do prazo para envio do documento ainda serão divulgadas pela Receita Federal.

Os contribuintes devem ficar atentos às que o obrigam a declarar, pois não são apenas financeiras. Não esqueça também que, quem é obrigado a prestar contas não pode deixar nada de fora.

O informe de rendimentos do INSS também deve ser usado por aposentados e pensionistas que estarão na declaração de filhos e netos em forma de dependentes. O titular deve informar todos os rendimentos recebidos pelo dependente, além de bens e direitos, como conta corrente e aplicações financeiras inclusive.

O programa do IR simula se vale a pena ou não informar dependente com renda. Isso pode aumentar o imposto a pagar ou diminuir a restituição. Quem informa dependente e não declara a sua renda acaba caindo na malha fina.

Em caso de aposentados acima de 65 anos, a isenção do imposto é a partir do mês de aniversário. Neste caso, se o segurado for realmente dependente do titular, vale a pena informá-lo na declaração.

Se esse conteúdo te ajudou, compartilhe-o com seus amigos e familiares!