Novas Regras Para Taxa de Câmbio do Cartão de Crédito São Divulgadas Pelo BC!



Anúncios



Publicidade

Novas Regras para taxa de câmbio do cartão de crédito foram definidas pelo Banco Central no último dia 23 de Outubro.

De acordo com a circular publicada pelo banco no último dia 23, a taxa de conversão do dólar deverá ficar disponível em todos os canais de atendimento ao cliente, incluindo também os meios eletrônicos.

Esses canais deverão permitir o acesso direto ao público, no menu relativo a cartões de crédito de uso internacional. Ainda, segundo a circular, deverá ser informado a divulgação das taxas de conversão, independente da identificação ou autenticação do usuário.

Uma outra questão tratada foi que a taxa de conversão deverá conter quatro casas decimais. Ela deverá, portanto, ser divulgada em formato de dados abertos, onde há acesso livre para modificação e compartilhamento, bem como em formato final para utilização direta pelo interessado.



Publicidade

Leia também – Cartão De Crédito Para Estudantes: Conheça Os Melhores



Anúncios

A definição do histórico da taxa de câmbio do cartão de crédito

Em relação ao histórico, é determinado pela circular que a informação deverá abranger as taxas de conversão praticadas, a partir do dia primeiro de março de 2020, até o dia 30 de agosto do mesmo ano.

A partir do dia primeiro de setembro de 2020, o histórico precisará abranger as taxas de conversão praticadas nos últimos 180 dias. Foi determinado também pelo BC que o histórico deverá conter a opção para consulta da última taxa de conversão disponível.

Sendo assim, as novas regras para a taxa de câmbio do cartão de crédito, passam por uma substancial mudança, que irá favorecer o usuário.

Valor da taxa de câmbio foi fixado no dia da compra

Para finalizar a circular detalha ainda uma norma que foi definida no final de 2018. O Banco Central, na ocasião, determinou que os gastos feitos em moeda estrangeira no cartão de crédito internacional terá o seu valor fixado em reais pela taxa de conversão vigente no dia de cada despesa realizada.

O cliente, através dessa medida, conseguirá saber no dia subsequente à compra, quanto terá que desembolsar em reais. Isso evitará, portanto, a necessidade de um possível ajuste na fatura do mês seguinte.

Essa medida criada pelo Banco Central do Brasil e publicada na circular do dia 23 do mês de Outubro passará a vigorar, desse modo, à partir do dia primeiro de março de 2020. Como pudemos notar, ela traz, nesse sentido, grandes avanços para quem realiza compras com cartão de crédito internacional.

Conforme pudemos observar neste artigo, o Banco Central está mudando algumas regras do cartão de crédito internacional. Isso poderá afetar diretamente a vida de muitas pessoas, e em virtude disso, é bom ficar sempre atento às mudanças.

Gostou de saber um pouco mais sobre as novas regras para taxa de câmbio do cartão de crédito? Então deixe o seu comentário abaixo, suas sugestões e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de mais notícias como essa.