Nubank

De acordo com informações oficiais, o Nubank pretende diminuir a complexidade dos serviços financeiros para que as pessoas possam ter novamente o controle sobre suas vida financeira.
Portanto, a fintech reforça que transparência é um valor fundamental para a instituição. Então, o Nubank sempre disponibiliza informações sobre condições e regras dos produtos para o cliente, seja pessoa física ou jurídica. Logo, é muito importante que o cliente tenha clareza sobre quais mudanças ocorreram e como isso poderá ou não impactá-lo.
Adequação à Resolução nº 96 do Banco Central do Brasil (BCB)
O Nubank atualizou seus contratos para que se alinhem à Resolução nº 96 do Banco Central do Brasil (BCB), que dispõe sobre a abertura, manutenção e encerramento de contas de pagamento.
Conforme informações da fintech, em ambos os contratos a instituição explica como serão tratados os dados fornecidos para abertura de conta.
A fintech informa que incluiu uma cláusula que autoriza a instituição a solicitar a atualização de tais dados, se necessário. Além disso, o Nubank informou que também incluiu a possibilidade de rescindir o contrato, caso sejam verificadas irregularidades nas informações prestadas pelo cliente, consideradas de natureza grave, nos termos da Resolução.
O Nubank informa que em seus contratos que o acesso à movimentação da sua conta, entradas e saídas, inclusive extratos e comprovantes, pode ser feito através dos canais de atendimento e aplicativos da instituição.
Entenda melhor a Resolução do Banco Central do Brasil (BCB)
A resolução BCB nº 96 do Banco Central do Brasil (BCB) dispõe sobre a abertura, manutenção e encerramento de contas de pagamento. A nova resolução, publicada em 19 de maio deste ano, revoga a Circular nº 3.680/13, que entrou em vigor em 1º de março de 2020.
Sendo assim, de forma sucinta, o documento tem o intuito de simplificar as regras impostas às Instituições Financeiras e de Pagamento em relação a exigências de documentos, informações, entre outros pontos. Uma das principais inovações trazidas pela resolução BCB nº 96 é sobre os procedimentos de abertura de conta.
Com a atualização de contrato pode ser necessária uma atualização cadastral
A atualização de cadastro é uma forma de garantir que a empresa consiga oferecer o melhor serviço. No caso de uma nova via do cartão, por exemplo, o endereço cadastrado deve estar atualizado para que a entrega seja feita no local correto. Também vale lembrar que grande parte da comunicação do Nubank com os clientes é feita por e-mail, por isso, é fundamental checar se ele está correto no cadastro.
Sendo assim, é fundamental que seus dados estejam sempre atualizados para garantir que está tudo dentro da conformidade com o Banco Central. Nunca, em hipótese alguma, baixe um novo app ou forneça seus dados fora do aplicativo Nubank – isso sim pode ser uma tentativa de golpe.
Os bancos entram em contato ocasionalmente porque têm obrigações regulatórias que envolvem manter o cadastro de clientes sempre atualizados (circular 3.680/3.978 do Banco Central e Lei Federal 9.613).
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Os dados requeridos para atualização geralmente são:
- Endereço residencial atual;
- Telefone;
- Profissão (se não houver a profissão específica, é só escolher o grupo de atividade mais próximo, ou selecionar a opção “Outro não especificado”);
- Renda (salário e outros ganhos eventuais, como aluguéis);
- Patrimônio (inclui todo valor em ativos e bens que uma pessoa possui, imóveis, carros, investimentos etc);
- Qualquer Declaração do Imposto de Renda (DIRPF) do último ano, com número do recibo de entrega;
- Holerite do último mês assinado pela empresa;
- Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos;
- Extrato do último mês de pagamento de benefícios do INSS;
- Conta de água, luz, gás, telefone fixo ou celular, emitida há menos de 180 dias;
- IPTU;
- Contrato de Aluguel.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a sanar algumas dúvidas sobre as atualizações de contrato do Nubank e possíveis atualizações cadastrais que podem acontecer pelo menos uma vez ao ano.
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