Fundos de Investimentos: o que são e como investir

Fundos de investimentos: os custos de aquisição e manutenção são bem mais baixos pois eles são divididos entre diversos cotistas. Entenda.



Anúncios



Publicidade

Fundos de Investimentos

fundos de investimentos

Com as quedas consecutivas da Taxa Selic, uma nova modalidade está atraindo os investidores: os fundos de investimentos.

Um pouco diferente de investir diretamente em ações, nessa modalidade o investidor diversifica os seus investimentos sem precisar se preocupar com a sua administração.

Pois nesse caso, há um profissional qualificado que faz a gestão do fundo, e além disso você ainda tem acesso a diversos ativos em seu portfólio.

E por se tratar de fundos, os custos de aquisição e manutenção são bem mais baixos pois eles são divididos entre diversos cotistas.



Publicidade

Entendendo os fundos de investimentos

Um fundo de investimento nada mais é que uma carteira de ativos financeiros. Ele é oferecido por diversas administradoras, sendo possível adquirir cotas deles.



Anúncios

Em outras palavras, eles funcionam basicamente como um condomínio, onde cada integrante pode adquirir uma quantidade de cotas.

Desse modo, é pago uma mensalidade para a administradora e então é preciso seguir algumas regras que já são preestabelecidas.

Esse tipo de investimento é regulamentado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e também pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais).

Tais órgãos são responsáveis tanto por classificar quanto por fiscalizar todas as atividades realizadas por um determinado fundo de investimento.


Veja também:


Como funciona os fundos de investimentos?

Investir em fundos de investimentos é muito fácil. Não é necessário ser um perito em renda fixa ou renda variável.

Você só precisa abrir uma conta em uma corretora e ver quais são os fundos que são disponibilizados. Geralmente, com apenas R$ 100 já é possível começar a investir em um fundo.

Com esse valor você irá adquirir uma cota que é a menor parte de um fundo. Conforme o seu patrimônio vai crescendo é possível ir adquirindo mais cotas de investimentos.

Lembrando que as taxas cobradas pelos fundos são proporcionais à sua cota, e por isso elas são dadas em percentuais e não em valores fixos.

Todo fundo tem o chamado “asset” que é o gestor responsável por tomar as decisões. Será ele, portanto quem irá definir quais são as classes de ativos que o fundo terá.

Os investimentos em renda variável feitos pelo fundo são intermediados por uma instituição financeira, onde os ativos financeiros ficarão mantidos sob custódia.

Além disso, há também o auditor que é independente e credenciado e que vai atestar se o fundo está sendo gerido conforme as boas práticas do mercado.

Alguns tipos de fundos disponíveis

No mercado existem alguns tipos de fundos de investimentos como: fundos de ações, fundos de curto prazo, fundos de renda fixa, fundos cambiais, fundos da dívida externa, fundos multimercados, fundos imobiliários e fundos referenciados.

Cada um deles possui as suas próprias peculiaridades. Por exemplo, os fundos de ações vão direcionar aproximadamente 67% dos investimentos em ações na bolsa de valores.

Os fundos de renda fixa vão direcionar no mínimo 80% dos seus investimentos em ativos de renda fixa prefixados ou pós-fixados. Os fundos cambiais serão compostos por investimentos em moeda estrangeira, e por aí vai.

Essa é uma opção mais segura para quem está querendo buscar uma rentabilidade melhor que CDB e poupança. Pois, nesse caso há uma diversificação na carteira de ativos, o que garante uma rentabilidade positiva para o investidor.

Além disso, é também uma opção prática e mais acessível visto que com apenas R$ 100 já é possível começar a construir uma carteira de investimentos.

Sendo assim, para quem está começando a investir e está procurando ativos mais rentáveis que a poupança essa pode ser uma excelente escolha.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.