O Tal do Score de Crédito. Você Conhece?

Publicidade
Publicidade

Ter o nome limpo pode não ser o suficiente para garantir a aprovação de crédito em um empréstimo. Saiba como o Serasa analisa sua ficha cadastral e te dá uma “nota”. Esta nota é conhecida como score! Entenda como funciona o score de crédito e saiba como melhorá-lo.

Você emprestaria dinheiro para quem não conhece? Provavelmente sua resposta é não. A maioria dos bancos, financeiras, varejistas, empresas de telefonia e empresas de cartão de crédito pensam como você. Eles não emprestam dinheiro (não concedem crédito) para alguém que eles não “conhecem”, mesmo que você esteja com  o nome limpo.

“Conhecer”, no caso dos bancos e demais empresas, é saber, com certeza, onde você mora, há quanto tempo mora no mesmo local; se você paga suas contas em dia; se está – ou esteve – com o nome negativado (nome sujo); se já comprou financiado e pagou tudo em dia; quais lojas já venderam para você; quais gostariam de ter você como cliente, entre outras informações.

CARTÃO SANTANDER SX
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO SANTANDER SX

SEM ANUIDADE
 
RECOMPENSAS
Cartão de crédito com limite mínimo de R$ 250
Você permanecerá no site atual

Explicando melhor, os bancos, financeiras e administradoras de cartão de crédito passam a “conhecer” você a partir de uma série de informações traduzidas em números, que indicam a probabilidade, de pessoas que têm o mesmo perfil que você, de manter os compromissos em dia. Esse conjunto de informações define o seu score de crédito.

O Score de Crédito do Serasa é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e muda sempre que uma transação financeira sua é detectada pelo sistema. O Score pode ser comparado a um currículo financeiro. Muitas empresas consultam o seu score antes de conceder algum crédito. É importante lembrar que a Serasa somente informa o seu score, a decisão de conceder o crédito ou não é exclusiva da empresa na qual você deseja comprar ou obter crédito.

Publicidade

O Score de Crédito da Serasa leva em conta o seu comportamento de compras e pagamentos nos anos anteriores e não só seus hábitos no dia de hoje. Dessa forma, se você não pagou uma conta em dia em anos anteriores, por exemplo, essa informa

Publicidade

Mas é possível melhorar o seu Score e a equipe do Red Money vai te ensinar como

Quando você paga uma dívida antiga, mantém as contas em dia, finaliza um crediário com todas as prestações pagas em dia, por exemplo, seu Score sobe. Por isso não basta limpar o nome para ter um Score que os bancos e empresas aceitem.

Uma dica importante é atualizar seus dados cadastrais em bancos, empresas de cartão de crédito, telefonia, varejistas, loja de departamentos, entre outros. Em alguns casos um Score está baixo exatamente pela falta desses dados. Outra coisa simples que ajuda bastante na melhoria do Score e ter em seu nome e, claro, pagar em dia, as contas de água, luz, telefone, internet, gás, etc.

O Serasa incentiva ainda que o consumidor abra sua conta no Cadastro Positivo da Serasa. Ao aderir a esse cadastro, a Serasa é comunicada de todos os pagamentos regulares e em dia que você faz, principalmente com cartão de crédito. Com essas informações em dia, a tendência é seu Score melhorar. Acesse https://positivo.serasaexperian.com.br/quero-abrir-agora/ e abra seu cadastro positivo.

Mas lembre-se o Score é uma pontuação dinâmica, ou seja, muda a todo momento, de acordo com o seu comportamento financeiro.