Open Banking
O Open Banking está sendo implementado no Brasil desde o mês de fevereiro deste ano. A sua implantação deve acontecer em 4 fases, sendo que as duas primeiras já estão em vigor. No entanto, a terceira fase foi adiada pelo Banco Central.
Prevista inicialmente para o dia 30 de agosto, a terceira fase do Open Banking foi postergada para o dia 29 de outubro. Segundo o Banco Central, esse adiamento é necessário para a realização de alguns ajustes nas especificações técnicas.
Afinal, foi isso que comprometeu o prazo para a realização de testes para a certificação das instituições. Quer saber como fica o novo calendário de implantação do Open Banking no Brasil? Então continue por aqui só mais três minutinhos.
Como fica a implantação do Open Banking?
Na última sexta-feira (27) o Banco Central anunciou o adiamento da terceira fase do Open Banking no Brasil. Inicialmente ela estava programada para ser implantada no dia 30 de agosto. Entretanto, foi postergada para o dia 29 de outubro.
De acordo com o próprio Banco Central, esse adiamento foi necessário para a realização de ajustes nas especificações técnicas, o que acabou comprometendo o prazo para realização de testes para a certificação das instituições.
A terceira fase prevê o compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento, além do encaminhamento da proposta de operação de crédito entre as instituições financeiras.
Veja também:
- Conheça o cartão de crédito Sou Barato Visa!
- Conheça o cartão de crédito do BTG+
- Conheça o LTW Bank banco digital e cartão de crédito
Como será a implantação da fase 3 do Open Banking?
Assim como a fase 2, a fase 3 será implantada em algumas etapas no Brasil. A primeira será no dia 29 de outubro quando os usuários poderão fazer pagamento com Pix sem a necessidade de acessar o internet banking da instituição que possuem conta.
Para o dia 15 de fevereiro de 2022 está prevista a incorporação dos pagamentos via TED e transferências entre contas na mesma instituição. Já no dia 30 de junho do ano que vem será possível também realizar o pagamento de boletos.
E a quarta etapa da fase 3 está prevista para o dia 30 de setembro de 2022 que é quando será possível fazer os pagamentos com débito em conta por meio do Open Banking. Já para o encaminhamento de proposta de crédito, a implementação começa no dia 30 de março.
Será a partir desta data que qualquer pessoa poderá solicitar uma proposta de crédito como empréstimos e financiamentos a diversas instituições ao mesmo tempo. O Banco Central salientou inclusive que a implantação da fase 3 garante um verdadeiro avanço ao país.
Pois, é a partir da implementação dela que vai ficar mais fácil comparar taxas, prazos e outras condições de crédito. No entanto, é preciso destacar que o compartilhamento das informações só pode ser feito com a autorização do cliente e se for informada a finalidade e prazo de uso dos dados.
Open Banking vai garantir um verdadeiro avanço ao sistema financeiro nacional
Desde fevereiro deste ano o Open Banking está sendo implementado no Brasil. A primeira fase permitiu o compartilhamento de informações sobre os produtos oferecidos pelas instituições financeiras.
Já a fase 2, que começou no dia 13 de agosto permitiu o compartilhamento de informações do consumidor. E a quarta e última fase que está prevista para começar no dia 15 de dezembro vai permitir o compartilhamento dos dados de serviços como operação de câmbio, investimentos, seguros e previdência complementar aberta.
Ou seja, ao final da sua implantação os brasileiros serão exclusivamente donos dos seus dados, invertendo a lógica vigente até hoje. Isso vai trazer mais acesso ao crédito para todos, democratizando assim o sistema bancário.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.