Open Banking: Banco Central adia a terceira fase. Entenda!

A terceira fase do Open Banking que estava prevista inicialmente para começar no dia 30 de agosto foi adiada para o dia 29 de outubro pelo Banco Central. Ela será implantada em 4 etapas até o final de 2022.

Open Banking

Open banking

O Open Banking está sendo implementado no Brasil desde o mês de fevereiro deste ano. A sua implantação deve acontecer em 4 fases, sendo que as duas primeiras já estão em vigor. No entanto, a terceira fase foi adiada pelo Banco Central.

Prevista inicialmente para o dia 30 de agosto, a terceira fase do Open Banking foi postergada para o dia 29 de outubro. Segundo o Banco Central, esse adiamento é necessário para a realização de alguns ajustes nas especificações técnicas.

Afinal, foi isso que comprometeu o prazo para a realização de testes para a certificação das instituições. Quer saber como fica o novo calendário de implantação do Open Banking no Brasil? Então continue por aqui só mais três minutinhos.

CARTÃO AZUL ITAUCARD GOLD MASTERCARD
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO AZUL ITAUCARD GOLD MASTERCARD

MILHAS E VIAGENS
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Um cartão para quem gosta de viajar!
Você permanecerá no site atual

Como fica a implantação do Open Banking?

Na última sexta-feira (27) o Banco Central anunciou o adiamento da terceira fase do Open Banking no Brasil. Inicialmente ela estava programada para ser implantada no dia 30 de agosto. Entretanto, foi postergada para o dia 29 de outubro.

De acordo com o próprio Banco Central, esse adiamento foi necessário para a realização de ajustes nas especificações técnicas, o que acabou comprometendo o prazo para realização de testes para a certificação das instituições.

A terceira fase prevê o compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento, além do encaminhamento da proposta de operação de crédito entre as instituições financeiras.


Veja também:


Como será a implantação da fase 3 do Open Banking?

Assim como a fase 2, a fase 3 será implantada em algumas etapas no Brasil. A primeira será no dia 29 de outubro quando os usuários poderão fazer pagamento com Pix sem a necessidade de acessar o internet banking da instituição que possuem conta.

Para o dia 15 de fevereiro de 2022 está prevista a incorporação dos pagamentos via TED e transferências entre contas na mesma instituição. Já no dia 30 de junho do ano que vem será possível também realizar o pagamento de boletos.

E a quarta etapa da fase 3 está prevista para o dia 30 de setembro de 2022 que é quando será possível fazer os pagamentos com débito em conta por meio do Open Banking. Já para o encaminhamento de proposta de crédito, a implementação começa no dia 30 de março.

Será a partir desta data que qualquer pessoa poderá solicitar uma proposta de crédito como empréstimos e financiamentos a diversas instituições ao mesmo tempo. O Banco Central salientou inclusive que a implantação da fase 3 garante um verdadeiro avanço ao país.

Pois, é a partir da implementação dela que vai ficar mais fácil comparar taxas, prazos e outras condições de crédito. No entanto, é preciso destacar que o compartilhamento das informações só pode ser feito com a autorização do cliente e se for informada a finalidade e prazo de uso dos dados.

Open Banking vai garantir um verdadeiro avanço ao sistema financeiro nacional

Desde fevereiro deste ano o Open Banking está sendo implementado no Brasil. A primeira fase permitiu o compartilhamento de informações sobre os produtos oferecidos pelas instituições financeiras.

Já a fase 2, que começou no dia 13 de agosto permitiu o compartilhamento de informações do consumidor. E a quarta e última fase que está prevista para começar no dia 15 de dezembro vai permitir o compartilhamento dos dados de serviços como operação de câmbio, investimentos, seguros e previdência complementar aberta.

Ou seja, ao final da sua implantação os brasileiros serão exclusivamente donos dos seus dados, invertendo a lógica vigente até hoje. Isso vai trazer mais acesso ao crédito para todos, democratizando assim o sistema bancário.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.