Cartão de crédito
![fraudes no cartão](https://cashfree.com.br/wp-content/uploads/2021/07/fraudes.png)
Por conta da pandemia de Covid-19 houve um grande aumento nas compras on-line usando o cartão de crédito. Com isso cresceu também o número de golpes realizados pela internet, ligando um sinal de alerta para as emissoras de cartão.
Afinal, de acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Serviço de Proteção ao Crédito, 6 a cada 10 internautas sofreram algum tipo de fraude financeira nos últimos 12 meses. Ou seja, 60% dos usuários.
A clonagem do cartão é o que representa o maior percentual, correspondendo por 24% dos cibercrimes praticados. Por conta disso, as emissoras de cartão passaram a aperfeiçoá-lo para ajudar os usuários a não caírem nessas fraudes.
Aperfeiçoamento do cartão de crédito
Para driblar esses crimes que estão cada vez mais comuns, as emissoras de cartão passaram a ofertar o cartão virtual para os seus clientes. Diferente do cartão físico, eles possuem um código CVV que expira a cada compra.
No entanto, esse acaba sendo um problema para quem gosta de pagar os serviços de assinatura com cartão. Por isso, o Itaú Unibanco foi ainda mais além e criou o cartão virtual recorrente que é justamente para a realização de pagamentos de serviços de assinatura.
De acordo com a instituição, além da comodidade, esse cartão traz mais segurança para os seus usuários, e isso evita que o cliente seja vítima de fraude. Por isso, esse tipo de cartão já está se tornando popular entre os usuários.
Um dos pontos interessantes é que caso o cliente perceba que o cartão foi clonado, ele pode cancelá-lo e gerar outro na sequência. Não precisa esperar a chegada de um novo cartão físico na sua residência.
Veja também:
- Conheça o cartão de crédito Sou Barato Visa!
- Conheça o cartão de crédito do BTG+
- Conheça o LTW Bank banco digital e cartão de crédito
Outras soluções para o combate a fraudes
A Caixa Federal também está empenhada em ajudar os seus clientes a não serem vítimas de fraude, e por isso, anunciou que está oferecendo a possibilidade dos seus clientes gerarem o cartão virtual pelo App Cartões Caixa.
O C6 Bank também está oferecendo um cartão virtual para os seus clientes que pode ser usado em qualquer tipo de transação, independente se ela for recorrente ou não. Ou seja, é mais uma alternativa para evitar a ação dos criminosos.
O Santander foi um dos bancos pioneiros a oferecer um cartão de crédito virtual para os seus clientes no ano de 2017. Quando a instituição lançou o App Way, já passou a oferecer um cartão virtual que altera apenas o código de segurança.
Isso quer dizer que os seus clientes podem usar o cartão para pagamentos de assinaturas como Netflix, Amazon Prime, Globoplay, dentre outros. Com o tempo vai se tornar cada vez mais difícil a ação dos criminosos digitais.
Poupança via cartão de crédito
Uma outra novidade recente no mercado diz respeito à “poupança por assinatura”. Ela foi criada pela fintech Monis. Nesse caso, o cliente escolhe quanto quer guardar por semana ou por mês e faz o pagamento com o cartão de crédito.
A adesão à assinatura é feita pelo site da Monis que em breve vai ganhar um aplicativo. Lá é possível fazer um cadastro com os dados pessoais e com os dados do cartão de crédito, depois é só escolher o quanto você quer poupar mensalmente.
Em meio a tantas inovações, vai ficando cada vez mais difícil a atuação dos golpistas, embora toda prudência e cautela seja necessária para que você não se torne vítima de golpes pela internet.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.