Paypal
A Paypal que foi uma das empresas pioneiras em oferecer soluções de pagamento online no mundo agora está com mais uma novidade.
Em parceria com a empresa brasileira Captalys, a fintech está oferecendo crédito para mais de 350 mil parceiros comerciais no Brasil. Foram mais de um ano de negociações e testes para então a iniciativa ser anunciada.
O anúncio foi dado no último dia 27/05, e com isso a empresa espera democratizar ainda mais o crédito no país, visto por muitos como complexo e decepcionante.
A Paypal foi fundada no ano de 1998 e é considerada a primeira fintech do mundo. Hoje a empresa possui capital aberto na Nasdaq e tem um valor de mercado de aproximadamente US$ 172,5 bilhões.
Desde o ano de 2013 já foram realizadas 900 mil operações de crédito para mais de 300 mil empresas em todo o mundo. Agora chegou a vez do Brasil.
Paypal já possui experiência no mercado de crédito
De acordo com Thiago Chueiri, diretor de desenvolvimento de novos negócios do Paypal Brasil e responsável pela oferta de crédito no país, a Paypal tem uma expertise muito grande nesse segmento que certamente será aproveitada.
O produto que está sendo anunciado no Brasil será chamado de “Crédito para seu negócio” sendo voltado para empresa de todos os portes, embora foco seja em microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.
A idéia da Paypal é de que toda a solicitação seja feita online. Dessa forma, o interessado precisa entrar na página da Paypal, informar os dados, carregar os documentos e então solicitar a proposta.
A análise é feita em 24 horas e caso seja aprovada o dinheiro é liberado entre 2 a 10 dias. Lembrando que para fazer a solicitação, a empresa precisa ter ao menos 6 meses de relacionamento com a fintech.
Testes já estavam sendo feitos desde o ano passado
O produto já vinha sendo testado desde dezembro do ano passado. O valor dos empréstimos varia de R$ 5mil até R$ 2,5 milhões.
Segundo Margot Greenman, cofundadora e CEO da Captalys, a empresa possui R$ 10,4 bilhões em ativos sob gestão. Além disso, ela está oferecendo a infraestrutura tecnológica assim como o funding para a operação.
As taxas irão começar em 1,99% ao mês, sendo que o volume total que será ofertado de crédito não foi informado. No entanto, a Paypal estima que aproximadamente 30% da sua base de clientes pode aderir ao produto nos próximos três anos.
A fintech sabe todo o histórico do faturamento das empresas que já estão em sua base de dados, o que permite uma maior assertividade no momento de analisar o crédito.
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A Paypal dá mais um passo para o seu crescimento no Brasil
São aproximadamente 323 milhões de clientes no mundo e 4,3 milhões de clientes ativos no Brasil. Com essa base de clientes a empresa vê um grande potencial de crescimento nesse novo segmento.
No entanto, o lançamento acontece em plena pandemia de coronavírus que afetou o principal público alvo da fintech: as micro e pequenas empresas do país.
Por um lado, a busca por crédito se intensificou por conta disso, mas por outro lado também houve um aumento na inadimplência.
O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apurou recentemente que existem cerca de 149 linhas de crédito voltadas para pequenas empresas no Brasil.
Contudo, apesar do número elevado de ofertantes, o próprio Sebrae em outra pesquisa realizada com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) concluiu que 86% das pequenas empresas que solicitaram crédito não conseguiram, ou estavam aguardando aprovação.
Os dados de ambas as pesquisas são referentes ao período entre 7 de abril e 5 de maio deste ano. Agora haverá mais uma opção de crédito que promete ser ainda mais abrangente e acessível.
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