quarta-feira, abril 17, 2024

PIS: a importância do número para resgatar benefícios sociais

Share

PIS

PIS

Todo trabalhador com carteira assinada tem um número do PIS. Ele é essencial para o recebimento de diversos benefícios como o FGTS, seguro desemprego e até mesmo para receber algum auxílio social.

Vale dizer que esse número é gerado no primeiro emprego do trabalhador. E você pode encontrá-lo facilmente na sua carteira de trabalho, ou nos extratos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O número do PIS também está no Cartão Cidadão que pode ser obtido em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Lembrando que sem ele você não consegue acessar benefícios sociais.

CARTÃO PICPAY
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO PICPAY

CASHBACK
 
SEM ANUIDADE
Ganhe 5% de cashback com o seu cartão
Você permanecerá no site atual

Como consultar o PIS?

Conforme dissemos, o número PIS fica exposto em diversos lugares, como na sua própria carteira de trabalho. Nela você confere o número dentro de um dos contratos registrados. Hoje em dia existe também a Carteira de Trabalho Digital.

Portanto, dá para consultá-la online pelo aplicativo CTPS que está disponível para download na versão Android e iOS. Outra maneira de consultar o número do seu PIS é através do FGTS.

A Caixa disponibiliza um app exclusivamente para isso. Dentro dele é só entrar em um dos contratos registrados e fazer a conferência. Outro aplicativo que também possui o número do PIS é o Caixa Tem.

É importante destacar que funcionários com mais de cinco anos de registro na carteira de trabalho têm acesso ao abono salarial. Só que isso só é possível se você informar corretamente o número do seu PIS.


Leia também:


Consultando o PIS pelo app Meu INSS

Uma outra forma de consultar o PIS é através do aplicativo Meu INSS. Nesse caso você tem que baixar o aplicativo e clicar em “Entrar” que é um botão que fica no canto superior direito do app.

Depois você terá que selecionar a opção “Cadastre-se” e preencher todos os dados que forem solicitados como CPF, data de nascimento, nome, e-mail, número do telefone celular, nome da mãe e estado civil.

Feito isso é só clicar em Próximo. Na sequência você terá que anotar a senha que o sistema vai criar. Depois é só fazer o login informando o CPF e senha criada. Nesse momento, altere a senha para uma de sua preferência.

Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)

Dá para consultar o PIS pelo site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Basta, portanto, acessar o site e na sequência clicar na opção “Inscrição”. Ela fica no canto superior esquerdo da sua tela.

Logo em seguida você terá que selecionar a alternativa “Filiado” e preencher todos os dados de maneira idêntica ao que está na sua carteira de trabalho. Por fim, é só clicar em “Continuar” para prosseguir.

Se os dados estiverem corretos vai aparecer uma mensagem em vermelho no canto superior da sua tela. Ele vai dizer que seus dados já constam na base do CNIS e vai fornecer o número do NIT que é o mesmo do PIS.

O que é, afinal, o PIS?

O PIS é a sigla de Programa da Integração Social. Ele corresponde a uma contribuição de natureza tributária feita pelas empresas para financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e benefícios sociais.

É de referir que o PIS foi criado em 1970 durante o regime militar, sendo ele destinado para os funcionários de empresas privadas. Já para os servidores públicos é usado um outro número chamado de PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

Nesse sentido, o número PIS/PASEP cadastrado através do Documento de Cadastro do NIS (DCN) e cartão do CNPJ, é uma das obrigatoriedades para quem precisa receber algum tipo de benefício social.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com todos seus amigos e parentes nas suas redes sociais e espalhe essa informação.

José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos é escritor e redator com formação acadêmica em Administração de Empresas e MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Read more

Local News