Pontos do cartão podem ser usados para pagar contas básicas ou quitar fatura. Saiba mais!

Somente 30% dos pontos foram resgatados no Brasil no primeiro trimestre de 2022. Saiba onde você pode utilizar e a importância de não deixar que eles expirem!

Azul Itaucard

Por conta da pandemia causada pelo Coronavírus, muita gente deixou de viajar, cancelou os planos ou adiou o que já estava acertado com empresas de turismo. Mas isso não significa que os pontos acumulados no cartão devam expirar.

Você sabia que é possível abater um valor até mesmo das contas básicas como conta de água, luz e internet, e até mesmo pedir comida em apps ou transporte por aplicativo? Tudo isso pode ser feito com os pontos do cartão de crédito!

Segundo a ABEMF, somente no primeiro trimestre de 2022, somente 30,9% dos pontos foram resgatados. Embora tenha sido a primeira vez que o número ultrapassou os 30% desde o início da pandemia, ainda assim é um número baixo e muita gente não sabe que tem direito a todos esses benefícios.

CARTÃO DE CRÉDITO AZUL ITAUCARD
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO DE CRÉDITO AZUL ITAUCARD

MILHAS E VIAGENS
 
INTERNACIONAL
Ganhe pontos a cada compra e troque por passagens
Você permanecerá no site atual

Como o dólar impacta?

São vários os desafios enfrentados pelos programas de fidelidade devido à crise econômica. Para começar, os benefícios estão menos atrativos devido à alta do dólar (como passagens aéreas) já que está mais difícil acumular pontos, já que a maioria dos programas utiliza o dólar como base.

Isso significa que quanto mais caro estiver o dólar, mais um usuário deve gastar no seu cartão para acumular a mesma quantidade de pontos. Embora a diversificação de processos já seja uma realidade há algum tempo, as empresas ainda não atingiram o mínimo necessário para cobrir alguns rombos causados pela oscilação da economia.

Estão sendo feitas várias promoções e ofertas de empresas para clientes, focando em um cenário novo de consumo, com mais produtos nos catálogos, além da ampliação da data de validade dos pontos e milhas. Ao mesmo tempo, as companhias aéreas também estão flexibilizando algumas regras. 

Luiz Felipe Munhoz, empresário de 34 anos, sempre utilizou os programas de fidelidade para acumular pontos e trocar por passagens:

“Sempre paguei tudo no cartão de crédito para conseguir acumular mais pontos. Na quarentena, estou usando até mais. Trocar pontos é uma forma de fazer o dinheiro render mais. E, para isso, acompanho as promoções de transferência de pontos por meio de um aplicativo de gestão de pontos de fidelidade, o Oktoplus, para que eles rendam mais. Meu foco sempre foi viajar. Mas, agora na pandemia, eu estou preferindo gastar em lojas parceiras dos programas. Vejo pelo aplicativo onde estão as oportunidades e os maiores descontos. Recentemente, eu troquei por um robô-aspirador. Comprar utensílios para casa tem sido bastante útil. Mas também continuo juntando para trocar por passagens aéreas mais para frente, inclusive, comprei uma para novembro”.

Como escolher um bom cartão?

Acumular pontos para trocar por serviços e produtos é uma ótima estratégia, mas é necessário ter disciplina na vida financeira. De acordo com especialistas, não é uma boa ideia escolher um cartão simplesmente pelo programa de benefícios que ele oferece.

Embora ele seja um bom aliado no planejamento, é necessário fazer uma escolha que esteja alinhada com as necessidades do usuário. Caso contrário, você poderá ser obrigado a ficar pagando todos os meses o valor da anuidade mesmo sem utilizar o cartão. E ao colocar os números na ponta do lápis, poderá se deparar com um valor muito acima do esperado e que poderia ser economizado mensalmente.

Além disso, ao optar por um cartão que acumule pontos, é muito importante controlar os prazos para não deixar que eles expirem. A dica então é pesquisar onde estão os melhores produtos e promoções, que podem estar no próprio programa do banco (embora ele seja um intermediador entre o cliente e o prestador de serviço, e por isso nem sempre é a melhor escolha). 

Gostou de entender mais sobre a importância da escolha de um bom cartão de crédito? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude-nos a divulgar este tipo de informações para mais pessoas!