quarta-feira, maio 22, 2024

Por que metade das pessoas preferem o cartão dos bancos digitais?

Share

Cartão de crédito dos bancos digitais

cartão de crédito

Como uma avalanche os bancos digitais chegaram e já se tornaram uma verdadeira febre entre as pessoas. Uma pesquisa feita pelo C6 Bank/Ipec mostrou que 45,6% dos consumidores já estão usando os cartões dos bancos digitais como principal cartão.

Só para ter uma ideia, o percentual de brasileiros que usa o cartão das instituições tradicionais como sendo o principal é de 49,8%. Portanto, a diferença é de apenas 4,2 pontos percentuais. O restante usa cartões das redes varejistas como sendo o principal.

Esse crescimento retrata um avanço acima da média dos bancos digitais no país. E essa tendência deverá continuar crescendo pelos próximos anos. Inclusive ligando o sinal de alerta dos bancos tradicionais em relação a sua digitalização.

CARTÃO C6 BANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO C6 BANK

CASHBACK
 
MILHAS E VIAGENS
Conta digital e cartão de crédito personalizado!
Você permanecerá no site atual

Por que os brasileiros estão migrando para os bancos digitais?

A migração está acontecendo por vários fatores. Um deles é o fato dos bancos digitais proporcionarem mais comodidade no dia a dia. Afinal, tudo pode ser resolvido pelo app, sem a necessidade do deslocamento até uma agência física.

Um outro ponto que está fazendo os cartões dos bancos digitais caírem no gosto popular é a isenção da taxa de anuidade. Até porque, foram eles os responsáveis por essa mudança de paradigma que até então não existia.

Claro que os bancos tradicionais não estão deixando para menos, e estão aperfeiçoando os seus apps e cartões para atender essa demanda de mercado. Inclusive investindo pesado na sua digitalização.

Contudo, essa chegada avassaladora dos bancos digitais deve continuar pelos próximos anos. Ameaçando inclusive o próprio uso do papel-moeda que está se tornando cada vez mais desnecessário na medida em que a tecnologia avança.


Veja também:


Aumento no volume das transações com cartão de crédito

A Associação das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) divulgou recentemente um levantamento mostrando um aumento no volume transacionado com cartão de crédito de 2016 até 2020.

Só para ter uma ideia, o volume saltou de R$ 746 bilhões em 2016 para R$ 1,1 trilhão em 2020. O maior crescimento foi por conta da chegada da pandemia. Em 2020, as transações com cartão de crédito cresceram 30% no país.

De acordo com Maxnaun Gutierrez, head de produto e pessoa física do C6 Bank, as fintechs trouxeram mais competição ao mercado. Isso promoveu uma significativa inclusão financeira jamais vista anteriormente.

“O cartão de crédito virou a porta de entrada do brasileiro para o sistema financeiro. E ainda há uma enorme oportunidade se olharmos o número de pessoas que ainda não têm cartão de crédito no país.” complementa Gutierrez.

O futuro do cartão de crédito no Brasil

Diante do aumento observado nos últimos anos, é possível visualizar um futuro cada vez mais digital e menos físico. Inclusive, os novos cartões de crédito já estão chegando com a tecnologia NFC que é a tecnologia por aproximação.

Ela traz mais segurança tanto para quem faz o pagamento quanto para quem recebe, pois evita o contato físico. Embora seja uma solução, ainda há quem acredite que os cartões de plástico também vão desaparecer com o tempo.

A tendência é que os cartões virtuais passem a ser mais usados até mesmo nas compras feitas em estabelecimentos físicos usando uma Wallet. Mesmo que isso pareça algo futurista, a verdade é que é uma realidade que já está chegando em nossas vidas. E você, o que pensa desse crescimento avassalador?

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.

José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos é escritor e redator com formação acadêmica em Administração de Empresas e MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Read more

Local News