quinta-feira, maio 30, 2024

Presentes de Natal – Confira algumas dicas para não extrapolar o orçamento!

Share

Presentes de Natal

presentes de natal compras

O ano finalmente chegou ao seu final. Estamos nos encaminhando para a última quinzena de 2021. E, como não poderia deixar de ser, é nessa época que acabamos indo atrás de comprar os presentes para as pessoas que amamos.

O clima natalino invade nossos corações e mentes, e as agendas vão sendo preenchidas com eventos de confraternização. Entretanto, para não começar o ano totalmente apertado de dinheiro, é preciso ter alguns cuidados.

Com a inflação alta, e a renda menor, é preciso ter bastante cautela antes de sair gastando neste final de ano. E para ajudar você a não se apertar com o seu orçamento, separamos algumas dicas abaixo. Confira!

CARTÃO PAGBANK
CARTÃO DA CONTA DIGITAL

CARTÃO PAGBANK

SEM ANUIDADE
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
O cartão da conta PagBank pode ser solicitado assim que você baixar o App.
Você permanecerá no site atual

Saiba exatamente o quanto você pode gastar

O primeiro passo para você não se atrapalhar com o seu orçamento é saber exatamente o quanto você pode gastar. Por isso, faça um planejamento do seu orçamento, pague suas contas e veja o quanto vai sobrar.

O ideal é não gastar todo o seu 13º salário com presentes, até porque no começo do ano você terá algumas contas para pagar como IPVA, IPTU, material escolar, e outras despesas que podem surgir.

Para não começar o ano totalmente endividado, organize bem as suas finanças, deixando uma parte para comprar presentes, outra parte para as confraternizações e uma terceira parte para pagar as contas do começo de ano.


Leia mais:


Defina a quantidade de pessoas que você presenteará

Você precisa ser bastante criterioso para definir quem serão as pessoas que você pretende presentear neste final de ano. Claro que nossa vontade é de presentear praticamente todas as pessoas que amamos, mas isso nem sempre é possível.

Sendo assim, faça uma lista com o nome das pessoas mais especiais que você tenha convívio. Depois estabeleça um valor limite para o presente de cada pessoa, baseado no seu grau de proximidade e na importância da relação.

Faça uma listinha com as alternativas de presentes

Depois que você tiver em mente quem você pretende presentear, chegou o momento de fazer uma lista com as opções de presentes. Assim, ficará um pouco mais fácil saber se a sua situação financeira vai permitir dar aquele determinado presente.

Além disso, fazer essa listinha é criar um planejamento antecipado para não se atrapalhar depois. Ou seja, você saberá de maneira muito próxima o que gastará, assim não terá muitas surpresas no seu orçamento.

Pesquise bastante antes de fazer compras

Antigamente pesquisar preços era algo um pouco mais difícil. Afinal, você precisava sair de casa e perder muitas vezes o dia indo de loja em loja fazendo cotações. Com a chegada da tecnologia, isso ficou bem mais fácil.

Até porque, basta você entrar em diversos sites, marketplaces e redes sociais para fazer o comparativo de preços. Quanto mais você pesquisar, maiores serão suas chances de fazer uma compra gastando menos.

Uma boa alternativa é comprar kits com preços promocionais e desmembrá-los para presentear as pessoas que você realmente ama. Então, não esqueça que para comprar bem é preciso pesquisar bastante.

Organize o amigo secreto

Por fim, nessa época do ano acabamos participando mais de brincadeiras, principalmente de amigos secretos. Portanto, você precisa pensar muito bem antes de brincar para não gastar mais do que pode em presentes.

Sendo assim, determine uma quantidade de amigos secretos que você poderá participar com base no valor que é estipulado nos presentes. Essa é uma boa maneira de você não se atrapalhar com suas finanças.

Seguindo essas dicas, o seu orçamento agradece. Se gostou deste artigo não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.

José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos é escritor e redator com formação acadêmica em Administração de Empresas e MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Read more

Local News