5 dicas para você se recolocar no mercado de trabalho. Confira!

Está em busca de emprego? Neste artigo temos dicas para você conseguir sua recolocação no mercado de trabalho. Confira.

Publicidade
Publicidade

Dicas para recolocação no mercado

recolocar no mercado de trabalho

Você perdeu o emprego em 2020 e está tentando se recolocar no mercado de trabalho, mas não está conseguindo?

Realmente estamos diante de tempos difíceis. Tempos que estão exigindo cada vez mais dinamismo, criatividade e reciclagem de conhecimentos.

Por isso, é importante não só estar atento às oportunidades, como também estar em busca de atualizações e novas perspectivas.

Pensando nisso, separamos neste artigo 5 dicas para você se recolocar no mercado de trabalho ainda este ano. Dá só uma conferida.

Publicidade

1 – Esteja sempre atento a todas oportunidades

A primeira dica para você se recolocar no mercado de trabalho é estar sempre atento às oportunidades, e isso consiste em mudar muitas vezes.

Publicidade

Se você estava acostumado com um tipo de profissão que está cada vez mais em baixa, porque não pensar em algo novo?

Com o avanço tecnológico, profissões como atendente de loja, balconista, terão cada vez menos ofertas de emprego. E como ficam esses profissionais?

Note como é importante estar atento às tendências e procurar novas opções. Hoje existem diversas novas profissões que falta gente para trabalhar. Principalmente online.

Só para ilustrar, você pode se tornar um redator, influencer, designer, afiliado. Enfim, basta correr atrás e entender as mudanças do mercado.

2 – Se cadastre em todas as plataformas possíveis

Uma outra dica para você, é se cadastrar em todas as plataformas possíveis. E hoje são várias que oferecem a oportunidade de cadastrar o seu currículo.

Quanto mais você aparecer para as empresas, melhor. Por isso, capriche no seu perfil no LinkedIn, e procure sempre estar presente nessa rede social.

Além disso, todos os dias entre em todas as plataformas de emprego para ver as ofertas que estão sendo oferecidas. Tenha bastante persistência e não desanime.


Confira outra dicas nossas:


3 – Procure opções como freelancer e trabalho temporário

Se está difícil conseguir um emprego formal e você está precisando urgente de uma renda, procure por trabalhos freelancers ou temporários.

Faça um novo curso, procure uma nova profissão e comece a oferecer o seu serviço pela internet, ou até mesmo pessoalmente, dependendo do caso.

São muitas opções hoje em dia que podem te ajudar. Por exemplo, se você decidir virar um designer, se cadastre em plataformas como Workana, 99freelas, Fiverr para oferecer o seu serviço.

4 – Crie um bom portfólio para apresentar

Dependendo da sua profissão, um bom portfólio pode abrir mais portas do que um bom currículo, por exemplo.

Por isso, é sempre importante manter toda a sua documentação e o seu portfólio atualizado para apresentar a potenciais empregadores ou clientes.

Não hesite em fazer cursos gratuitos nesta época em que está parado, afinal quanto mais você reciclar os seus conhecimentos, melhor.

E outra coisa: não desanime com o tamanho da concorrência. Foque em você e acredite que você irá conseguir. Tenha um objetivo bem claro na sua mente e vá em frente.

5 – Valorize suas qualidades e faça um bom marketing pessoal

Todos nós temos defeitos e qualidades. Procure encontrar e valorizar as suas qualidades. Isso é essencial para você fazer um bom marketing pessoal.

Se possível, faça cursos de desenvolvimento pessoal para melhorar a sua maneira de se apresentar e o jeito com que você aborda entrevistadores.

Não basta apenas se aprofundar tecnicamente na sua área. É preciso também, saber mais sobre oratória, persuasão, apresentação.

Enfim, quanto mais conhecimento você procurar, maiores serão as chances de conseguir um bom emprego em empresas grandes como o Santander, por exemplo. Por que não?

Confie no seu potencial, e tenha a convicção de que o seu novo emprego está mais próximo do que parece. Se gostou deste artigo, não deixe de compartilhar nas redes sociais!