Serasa Score 2.0: pagar contas em dia tem mais peso que negativações antigas? Entenda!

Para oferecer mais justiça e transparência para os consumidores que pagam suas contas em dia, a Serasa lançou recentemente o Serasa Score 2.0. Uma nova maneira de calcular a pontuação de crédito.



Anúncios



Publicidade

Serasa Score 2.0

Serasa Score 2.0

É bem provável que você já tenha ouvido falar em score de crédito, e talvez até acompanhe frequentemente a sua pontuação, não é mesmo? No entanto, muita gente não entende o que motiva a queda e o aumento nessa pontuação.

A verdade é que são vários fatores, cada um tendo um peso diferente. No entanto, havia muitas reclamações sobre a justiça da pontuação score. Por isso, a Serasa decidiu mudar, e criou o Serasa Score 2.0.

O que mudou em relação a pontuação antiga foram alguns pesos. Agora, se você pagar sempre as suas contas em dia, terá um peso no seu score muito maior do que negativações antigas. Interessante, não é mesmo?

CARTÃO PAGBANK
CARTÃO DA CONTA DIGITAL

CARTÃO PAGBANK

NEGATIVADO
 
SEM ANUIDADE
Um cartão de crédito internacional para você usufruir!
Você permanecerá no site atual

Como funciona o novo Serasa Score 2.0?

O novo Serasa Score 2.0 foi lançado no final do mês de maio, mais precisamente no dia 26. Agora a empresa passou a valorizar de forma mais efetiva os “bons pagadores”, dando menos ênfase ao histórico de dívidas.



Publicidade

Esse novo modelo ainda está sendo introduzido pela Serasa ao seu aplicativo. Agora, ao incluir informações do SPC Brasil e do Cadastro Positivo, será possível ter acesso ao relatório de pagamentos como cartão de crédito, empréstimos, limites etc.



Anúncios

Segundo uma estimativa da própria Serasa, esse novo modelo trará mais autonomia a todos os brasileiros. Afinal, o Serasa Score 2.0 mostrará o impacto de cada ação no cálculo da pontuação. E o que isso quer dizer?

Que se você perdeu o emprego, a renda, ou teve um negócio que não deu certo e por algum motivo acabou se atrapalhando, não terá mais tanto peso no seu score. O que conta, são os seus hábitos presentes e não passados.


Veja também:


Então o novo Serasa Score 2.0 traz mais justiça?

Ao que tudo indica, o novo Serasa Score 2.0 vai trazer mais justiça no momento da concessão de crédito. Afinal, as instituições financeiras terão por base mais os novos hábitos de pagamento de uma pessoa do que os antigos.

É importante salientar que a mudança ocorrida é em relação aos pesos que cada ação tem. Dessa forma, o score continua sendo de 0 a 1000, sendo que quanto mais próximo de 1000 maiores são as chances de uma pessoa pagar suas contas em dia.

Para se ter uma ideia, o pagamento de crédito agora tem um peso de 43,6% na pontuação. Antes o peso pelo pagamento de crédito era de apenas 13,9%. O histórico de dívidas atrasadas que antes tinha um peso de 30,2%, agora tem um peso de apenas 13,7%.

Ou seja, a situação se inverteu. Antes o peso do histórico de dívidas atrasadas era maior do que o peso do pagamento de crédito em dia. Agora o peso do pagamento de crédito em dia é bem maior do que o histórico de dívidas atrasadas.

E o que mais passou a pesar no novo modelo?

Além do pagamento de contas em dia, também passou a ter mais peso o tempo de uso do crédito, que subiu de 8,4% para 10,1%. O próprio crédito contratado que antes tinha peso de 3,6% agora passa a ter um peso de 7,9%.

O pagamento de dívidas atrasadas que antes tinha um peso de 26,4%, agora tem um peso de apenas 5,5%. Ou seja, melhorou. Isso quer dizer que a partir de agora, se um consumidor se atrapalhou, mas ele costuma honrar os seus compromissos em dia, será melhor pontuado pelo score.

Gostou desta matéria? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.