quinta-feira, janeiro 23, 2025

Tarifa Social de Energia Elétrica: saiba como solicitar!

Share

Tarifa Social de Energia Elétrica

Tarifa_Social_de_Energia

O Governo Federal dispõe de vários benefícios sociais desenvolvidos para ajudar as famílias de baixa renda. Um deles é a Tarifa Social de Energia Elétrica. Ela está disponível para as famílias inscritas no Cadastro Único.

É de se apontar que o desconto varia de acordo com o consumo mensal de cada família, oscilando entre 10% e 65%. Assim sendo quem consome até 30 KWh mês tem um desconto de 65%.

Já quem consome entre 31 KWh a 100 KWh tem um desconto de 40% no valor da fatura, e quem consome entre 101 KWh e 220 KWh tem um desconto de 10%. A ideia é ajudar as famílias que mais precisam.

CARTÃO SANTANDER SX
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO SANTANDER SX

SEM ANUIDADE
 
RECOMPENSAS
Um cartão de crédito repleto de benefícios!
Você permanecerá no site atual

Como solicitar a Tarifa Social de Energia Elétrica?

Para solicitar a Tarifa Social de Energia Elétrica é preciso primeiramente se cadastrar no CadÚnico. Depois, um dos integrantes da família precisa comparecer à distribuidora de Energia Elétrica que atende sua residência.

Nesse caso será obrigatório apresentar os principais documentos e preencher algumas informações como nome completo, Número do Benefício (NB) do beneficiário, CPF, RG ou qualquer outro documento oficial com foto.

Para as famílias indígenas e quilombolas os documentos exigidos são outros e por isso é necessário comparecer até a unidade de distribuidora de energia e ver quais são os documentos para apresentação.

É válido destacar que cada pessoa tem direito ao benefício da TSEE em uma residência somente, podendo ela ser própria ou alugada. É obrigação do beneficiário informar a distribuidora em caso de mudança de endereço.


Leia também:


Inscrições automáticas na Tarifa Social de Energia Elétrica

Um ponto que merece atenção é que a partir de janeiro de 2022 quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) será automaticamente incluído na Tarifa Social de Energia Elétrica, não sendo necessário comparecer até a distribuidora.

Isso quer dizer que o beneficiário passa a desfrutar do desconto automaticamente após ser aprovado para receber o BPC. A mudança foi autorizada através da Lei nº 14.203/2021, favorecendo ainda mais quem recebe esse benefício.

Vale apontar que a Tarifa Social de Energia Elétrica é uma ajuda governamental para pessoas que dependem de algum benefício social do governo. Por meio dessa redução, o valor da conta pesa menos no orçamento familiar.

O que é o Benefício de Prestação Continuada?

O Benefício de Prestação Continuada, conhecido popularmente como BPC, foi criado através da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), e tem por finalidade amparar pessoas que não tem condições de prover o seu sustento.

Ele visa garantir proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice, bem como o amparo às crianças e adolescentes carentes. Além disso, idosos e pessoas com deficiência recebem um salário mínimo para sustentar seus familiares.

O benefício é pago pelo Governo Federal com a ajuda do INSS. É importante deixar claro que ele não gera direito ao pagamento do 13º salário e nem ao benefício de pensão por morte para os dependentes de pessoa beneficiada pelo BPC.

Por que os benefícios sociais são tão importantes?

Os benefícios sociais como o TSEE, BPC e Auxílio Brasil são importantes para garantir um mínimo de dignidade humana para os brasileiros que vivem em estado de vulnerabilidade no país.

Essa é uma forma de ao menos garantir o mínimo necessário para que uma família tenha o que comer assim como energia elétrica em sua residência. A intenção é evitar que o Brasil volte a entrar no Mapa da Fome.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e espalhe a informação!

José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos é escritor e redator com formação acadêmica em Administração de Empresas e MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Read more

Local News