terça-feira, outubro 15, 2024

Use o cartão de crédito a seu favor e evite dívidas

Share

PagBank

O cartão de crédito pode ser o maior aliado quando utilizado de forma consciente. Mas do contrário, pode acabar se tornando o vilão das finanças de qualquer um. Você está utilizando corretamente o seu cartão de crédito?

É primordial se planejar bem para nunca atrasar a fatura do cartão, pois os juros são tão altos que quem está prestes a criar uma dívida pode se enrolar ainda mais.

Do mesmo modo, é fundamental se planejar para nunca pagar apenas o mínimo da fatura. Quer entender mais? Confira a seguir!

CARTÃO DE CRÉDITO PAGBANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO DE CRÉDITO PAGBANK

RECOMPENSAS
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Todo o dinheiro investido em CDB vira o limite do cartão
Você permanecerá no site atual

Cuidados antes de utilizar o cartão de crédito

Se você utiliza com frequência o seu cartão de crédito, é essencial criar um planejamento para não atrasar a fatura. Isso porque você pode cair no rotativo, e fique sabendo que os juros mais altos são os brasileiros.

Por isso, coloque um lembrete no seu celular ou configure o app do seu banco para enviar um lembrete quando estiver chegando próximo da hora de pagar a fatura. Assim você evitará complicações.

Do mesmo modo, é essencial evitar pagar apenas o mínimo da fatura. Isso porque podem ser gerados juros ainda maiores, e ao final da próxima fatura, o valor poderá estar tão grande dependendo do valor que restou que você poderá entrar em uma dívida com facilidade.

E se eu criar uma dívida com o cartão?

Está com problemas no seu orçamento e gostaria de renegociar uma dívida? Quem já se endividou, sabe como isso traz dor de cabeça, e que não há nada melhor do que estar tranquilo em relação às finanças.

Uma dívida não traz problemas apenas para a vida financeira, mas também para a pessoa e profissional: uma grande dívida pode custar um emprego e até mesmo o seu relacionamento!

Por causa disso, muita gente acaba perdendo o foco e faz tudo aquilo que não deveria: pedir outro cartão de crédito para quitar a primeira dívida, entra no cheque especial, pede um empréstimo.

Enfim, na tentativa de renegociar uma dívida, acabam criando um problema ainda maior.

O nosso objetivo com esse artigo é mostrar para você que existem alternativas mais inteligentes para que você possa resolver esse problema sem criar outro ainda maior.

As primeiras coisas que você deve fazer são:

  • NÃO ENTRE EM DESESPERO: se você criou uma dívida e não consegue sair dela, tenha calma antes de qualquer outra coisa. Não tome nenhuma atitude impensada, porque você vai conseguir sair dessa. É só uma questão de tempo;
  • NÃO FAÇA INVESTIMENTOS: durante esse período de dívida, você não deve investir o dinheiro por uma razão simples: os juros das dívidas são maiores do que aqueles que você recebe com os seus investimentos. E no final das contas, você vai ficar sem nenhum dinheiro;
  • CONTROLE SEUS GASTOS: por mais que isso pareça óbvio, me refiro a gastos com empréstimos para pagar sua dívida. Em hipótese alguma você deve fazer isso, porque a única coisa que vai conseguir é aumentar ainda mais a sua dívida.

Antes de renegociar uma dívida, você precisa saber onde está devendo e quanto está devendo. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é se organizar. Comece a anotar em uma planilha ou em um aplicativo de celular de finanças todas as suas dívidas, quanto você deve para cada credor e quais são as taxas de juros de cada um.

E então, com base nisso, você deve priorizar aquelas dívidas com as maiores taxas de juros. Sempre! Assim como você não quer mais ter dívidas, o credor também quer receber. Por isso, há sempre uma forma de negociar.

Gostou das dicas? Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais! 

Read more

Local News