5 dicas práticas para quem deseja investir melhor. Confira!

Hoje em dia, muitas pessoas estão buscando alternativas para investir melhor o seu dinheiro. Entretanto, para conseguir atingir uma boa rentabilidade no momento de investir é preciso estudar cada dia mais.

Investir melhor

5 dicas para investir

Você está querendo dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos? Saiba que investir pode parecer complexo, mas é até mais fácil do que você imagina. Basta um pouco de conhecimento e dedicação.

Existem possibilidades de investimentos que são ainda mais fáceis e exigem pouco esforço por parte do investidor. Entretanto, quem deseja buscar a máxima rentabilidade no momento de investir, precisa se dedicar um pouco mais.

Uma boa alternativa é começar de maneira mais segura, até obter um pouco mais de conhecimento no mercado. E para que você comece a investir de maneira mais precisa, separamos 5 dicas infalíveis neste post. Dá só uma conferida.

CARTÃO PAGBANK VISA
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO PAGBANK VISA

FÁCIL ACEITAÇÃO
 
SEM ANUIDADE
O cartão da conta PagBank pode ser solicitado assim que você baixar o App
Você permanecerá no site atual

1 – Analise o seu perfil de investidor

Uma boa dica para quem está querendo investir é procurar conhecer o seu perfil de investidor. Ou seja, saber qual é a sua disposição para correr risco. Afinal, há investimentos mais seguros e investimentos mais arriscados.

Quem possui um perfil mais conservador, deve zelar por investimentos mais seguros. E quando a taxa Selic está mais alta, esses investimentos costumam ter uma grande procura por sua boa rentabilidade.

Dentre os principais investimentos de renda fixa estão o CDB e o Tesouro Direto. Ambos possuem boa liquidez e são indicados para quem não quer correr riscos e ver o seu dinheiro oscilando para baixo.


Leia mais:


2 – Diversifique a sua carteira de investimentos

Uma outra possibilidade para quem quer arriscar com cautela é a diversificação nos investimentos. Isso quer dizer que você pode investir em ativos de renda variável, mas é preciso não colocar todos os coelhos na mesma toca.

Ou seja, se você vai investir em ações, é preciso escolher empresas de setores diferentes para investir. Assim, se uma empresa está indo mal e a outra está indo bem, é mais fácil de você ganhar dinheiro com seus investimentos.

Uma dica importante é diversificar também entre renda fixa e renda variável. Pois, caso o mercado vá mal de modo geral, você acaba tendo um pouco mais de proteção. O segredo é diversificar o máximo possível.

3 – Procure estudar os fundamentos da empresa

Antes de comprar ações de uma empresa, procure estudar os fundamentos dela. Isso quer dizer que você não pode se basear apenas em gráficos. É preciso saber se essa empresa realmente é sólida e se tem perspectivas de crescimento.

Sendo assim, estude um pouco mais sobre balanço patrimonial, demonstrativo de resultados do exercício. Enfim, saiba como funciona uma análise fundamentalista, e aplique ela nas suas decisões de investimentos.

4 – Leia bastante sobre macroeconomia

Quem é investidor precisa estar antenado nos acontecimentos macroeconômicos. Afinal, quando a economia está favorável, é possível arriscar um pouco mais. Já quando a economia não vai tão bem, é preciso minimizar o risco.

Dessa forma, procure ler notícias sobre economia, saiba quais são as decisões do Copom acerca da taxa Selic, os dados da inflação. Quanto mais você souber de economia, maiores serão as chances de acertar um investimento.

5 – Nunca pare de estudar

Independente de como você estruturar os seus investimentos, a verdade é que você nunca pode parar de estudar. Quanto mais conhecimento você tiver, melhor. Afinal, o estudo ajuda você a encontrar as melhores opções de investimentos.

Por exemplo, você pode começar aplicando o seu dinheiro em um fundo de renda fixa, mas com o tempo, poderá estudar mais sobre renda variável, sobre a economia, e então encontrar as melhores alternativas para investir.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.