Cartão de crédito
Você já passou pela situação desagradável de passar uma compra, e na hora de fazer o pagamento dar erro no cartão? Entre outros motivos, isso pode acontecer pelo cancelamento do cartão de crédito, e muitas pessoas não entendem por qual motivo isso pode acontecer.
Por isso, separamos algumas dicas para que você nunca seja pego de surpresa. Afinal, não utilizar o cartão de crédito pode fazer o limite ser reduzido, a conta cancelada e até mesmo o cartão pode ser inativado pelo banco. Antes de qualquer coisa, saiba de antemão que sim, os bancos podem cancelar o cartão sem prévio aviso.
Isso acontece porque os bancos atuam com limites operacionais, e o crédito só pode ser oferecido até um ponto, que varia de acordo com vários fatores. Ao não usar o cartão de crédito, o usuário impede que o banco ofereça um cartão com limite maior para outro cliente.
Por que os cartões podem ser cancelados?
Como explicado acima, o próprio banco tem um limite para oferecer crédito aos clientes. Se um usuário não está utilizando o crédito há muito tempo, então o cartão pode ser cancelado para que esse crédito seja repassado a outro cliente.
Inclusive, os cartões de crédito inativos podem causar ainda alguns prejuízos para as instituições financeiras. Portanto, é importante salientar que, caso você esteja sem utilizar o seu cartão há alguns meses, provavelmente ele será cancelado.
Portanto, é importante se planejar financeiramente, já que não adianta nada ter um monte de cartões de crédito e não utilizar nenhum.
Como evitar o cancelamento do cartão de crédito?
É importante que você saiba que as instituições bancárias não podem cancelar o cartão sem prévio aviso, embora algumas façam isso. Geralmente, os bancos enviam uma mensagem ou e-mail para justificar a ação.
Em média, isso é feito 6 meses após o cartão não ser utilizado. Alguns bancos também podem enviar essa mensagem após 12 meses. Se você não quer que o seu cartão seja cancelado, é importante que você tente utilizá-lo todos os meses.
Também é indicado não usar uma boa parte do limite, para que ele não seja reduzido. E o mais importante de tudo é não ficar mais de 6 meses sem usar o cartão. Lembre-se também que o cancelamento e o bloqueio do cartão são coisas diferentes.
No caso de cancelamento, o cartão fica invalidado permanentemente e você não poderá mais utilizá-lo. Mas quando ocorre um bloqueio, basta desbloquear em um caixa eletrônico ou entrar em contato com a equipe de apoio do banco onde você tem uma conta.
Existem vários motivos para que um cartão de crédito seja cancelado. Veja o que você não pode fazer a seguir que pode acabar resultando no cancelamento do seu cartão de crédito:
- Casos de fraude;
- Casos em que o CPF do titular está irregular;
- Cartão descontinuado;
- Também pode ser cancelado se o CPF for vinculado aos órgãos de proteção ao crédito, o que pode acontecer caso o usuário crie uma dívida;
- Atraso de pagamento na fatura repetidas vezes;
- Caso o cartão de crédito seja utilizado para atividades ilícitas;
- Também pode ser cancelado se a fatura for paga continuamente com o valor mínimo apenas;
- E por fim, se houver desinteresse comercial, como citado acima.
Portanto, se você não cometer nenhum dos atos acima, dificilmente o seu cartão de crédito será cancelado. Utilizando todos os meses com compras conscientes e sem nunca atrasar, dificilmente seu cartão será cancelado.
Gostou de saber mais sobre como evitar o cancelamento do cartão de crédito? Então aproveite para compartilhar essas dicas em suas redes sociais, e ajude-nos a disseminar a informação para um número cada vez maior de pessoas!