Bandeira de cartão de crédito: você sabe qual é a função e quantas existem?



Anúncios



Publicidade

Você sabe quantas bandeiras de cartão de crédito existem? Sabe qual é a função? Como escolher a melhor? Quais as vantagens que elas oferecem? Confira estas e outras informações a seguir.

Você sabe a diferença entre administradora de cartão de crédito e a bandeira? Como você pode utilizar isso da melhor forma para o seu bolso? Veja este artigo e descubra mais dados durante o artigo.

Como funcionam as bandeiras de cartão de crédito? Quantas existem no Brasil?

As bandeiras mais conhecidas no país são:

  • Mastercard
  • Visa
  • American Express
  • Elo

São estas bandeiras que criam a “rede de aceitação”, as mais bem aceitas são justamente as mais conhecidas: Master e Visa. Em praticamente todos os estabelecimentos espalhadas pelo mundo aceitam estas bandeiras, é esta a função delas, criar e garantir aceitação dos mais diversos estabelecimentos, tornando-se uma forma de pagamento funcional.



Publicidade

Além disso, as bandeiras tem os próprios programas de fidelização de clientes, como:



Anúncios

  • Mastercard Surpreenda: quando você compra com um parceiro da Mastercard, você ganha uma segunda unidade do mesmo valor, gastando 5 ou 15 pontos da promoção.
  • Vai de Visa: já a Visa oferece descontos em parceiros e até mesmo cashback em determinadas promoções e parceiros.

Por isso, ao escolher uma bandeira para o cartão de crédito, uma das principais coisas a observar é o quando ela é aceita nos estabelecimentos. Depois também é interessante notar quais as promoções e programas de fidelidade que a bandeira oferece.

Qual a diferença entre administradora e bandeira de cartão de crédito?

Como já falamos a bandeira define a rede de aceitação, mas então o que são as administradoras de cartão de crédito? São os bancos ou fintechs em que você solicita o cartão, elas são responsáveis por:

  • Analisar o crédito
  • Definir limite
  • Decidir as taxas de juros
  • Fornecer e/ ou liberar o crédito
  • Em caso de inadimplência, cobrar a dívida

São administradoras tradicionais de cartão de crédito o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú, Bradesco entre outros. Mas também estão surgindo no mercado as fintechs que também oferecem cartões de crédito, algumas até isentando da anuidade, tais como: Nubank, Neon, Next, Banco Inter, e outros.

Ao escolher uma administradora de cartões de crédito você pode verificar questões como: limite de crédito, se vai poder utilizar o cartão fora do país, com quais taxas, se vai ter cartão virtual, caso precise parcelar qual a taxa média de juros, entre outros. 


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você ficou por dentro de como funciona a bandeira do cartão de crédito, quais as suas funções e como escolher uma. Além disso, também qual o pape dos bancos que administram o cartão de crédito.

Gostou da novidade? Então comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos as novidades!