Cartão de Crédito Virtual: projeto de lei quer tornar obrigatório

Publicidade
Publicidade

Muitas empresas bancárias e fintechs que disponibilizam cartões de crédito já estão disponibilizando junto um cartão de crédito virtual. Veja mais informações sobre como ter um cartão virtual pode ser muito útil para sua segurança nas compras online.

Um projeto de lei para tornar obrigatória a criação de um cartão de crédito virtual para que as pessoas utilizem quando fizerem compras na internet. Se o projeto virar lei, muitas empresas, bancos, financeiras e fintechs precisarão se adequar à nova exigência.

Por que um projeto de lei para tornar o cartão de crédito virtual obrigatório?

Bem simples, para aumentar a segurança das transações bancárias. Um cartão de crédito virtual é bem mais seguro, mas por um motivo (realmente não sei qual) a maior parte das empresas não aderiu ao cartão virtual.

Como é um processo tecnológico, algumas empresas (até startups) ainda apresentam uma resistência, entretanto, é muito funcional ter um cartão virtual. O custo para o banco ou empresa financeira é apenas de inserir e manter o sistema.

Publicidade

Justamente por causa desta resistência injustificada é que o projeto de lei foi criado, para que seja obrigatório o cartão virtual. Além disso, o cartão deverá ter um código de verificação temporário e com curta duração.

Publicidade

Quem fez o projeto de lei?

O Deputado Otoni de Paula do PSC do estado do Rio de Janeiro, com projeto de lei (PL) nº 107/2020 foi apresentado no 5 de fevereiro deste ano (2020), e ainda está em trâmite. Você pode acompanhar por meio do link acima.

O autor da PL comenta que ela é fruto da preocupação com segurança digital que está crescendo. Já que cada vez mais brasileiros estão comprando pela internet, se fazem necessárias medidas para garantir a segurança das transações são necessárias.

A proposta tem caráter conclusivo e só precisa ser aprovada pela comissão de Finanças e Tributação, de Justiça e Cidadania e Defesa do Consumidor. A proposta já se encontra em análise nestas comissões.

Como funciona um cartão virtual?

O funcionamento é bem simples, em primeiro lugar ele não existe de forma física sendo útil apenas para compras online. Ele tem uma numeração diferente do cartão de crédito físico mais possui o mesmo titular e as compras feitas são cobradas na fatura principal.

Além disso, em alguns casos ele possui um número de verificação que muda de tempos em tempos e vale apenas para uma transação pela internet, aumentando a segurança.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo descobrimos que, provavelmente, dentro de pouco tempo todos os bancos precisarão aderir ao cartão de crédito virtual. Gostou da novidade? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos também!