Cartões de mercado: quando valem a pena?

Os cartões de crédito de supermercados podem ser ótimos aliados na hora de controlar as finanças. Entenda o que é necessário avaliar para pedir o seu.

Atacadão

É muito comum ir a qualquer rede grande de supermercado no Brasil e receber uma proposta de cartão de crédito. Geralmente, eles oferecem benefícios como descontos exclusivos em produtos e a possibilidade de parcelar uma compra em mais vezes.

Neste momento, as pessoas se dividem entre aquelas que nem se interessam em ouvir a proposta, e aquelas que aceitam sem mesmo ver quais são as condições do cartão de crédito da rede de mercado. 

De todo modo, é sempre importante ouvir a proposta e entender quais são as condições oferecidas em cada cartão. Pensando nisso, preparamos um pequeno guia para você entender quando vale a pena, e porque contratar um novo cartão de crédito de supermercado.

CARTÃO DE CRÉDITO ATACADÃO
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO DE CRÉDITO ATACADÃO

RECOMPENSAS
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Ganhe descontos exclusivos na rede
Você permanecerá no site atual

Por que obter um cartão de supermercado?

Primeiramente, você deve entender o motivo pelo qual os supermercados oferecem o próprio cartão. Trata-se de um modelo de negócio denominado private label. Isto é, a empresa paga para uma bandeira para que um cartão com a própria marca seja criado. 

Ou seja, não existe uma bandeira própria do Atacadão, Carrefour ou Extra. Essas empresas foram parcerias com as empresas que emitem os cartões, sendo as principais a Visa e a MasterCard. Desse modo, os mercados podem solicitar para essas emissoras que sejam realizadas condições específicas de pagamento.

Oferecer o próprio cartão ajuda o supermercado a fidelizar os clientes e conquistar novos usuários. Muitas vezes, o cliente não tem dinheiro naquele momento para fazer uma compra, e deste modo, pode fazer as compras utilizando um cartão de crédito com condições especiais.

Muitas redes de supermercados, e até lojas de outros segmentos, oferecem descontos exclusivos para os clientes que têm o cartão da própria rede. Além disso, também existem condições exclusivas de parcelamento. Por exemplo, enquanto um cliente sem o cartão pode parcelar em apenas 4 vezes, um cartão da rede permite que o cliente parcele a compra em até 10 vezes. Isso varia muito de acordo com o programa de benefícios e com a rede do mercado.

Além disso, algumas redes ainda oferecem benefícios como cashback. Ao fazer uma compra, parte do dinheiro retorna para a conta do cliente, que depois pode ser utilizado para fazer mais compras na mesma rede. Alguns mercados também oferecem pontos que podem ser trocados por vale compras, serviços e outros produtos. 

Sem contar que esses cartões são muito simples de serem contratados, além de a maioria não cobrar anuidade dos clientes. 

Quais são os melhores cartões?

Na hora de fazer a contratação de um cartão, é fundamental estar atento a alguns aspectos. O primeiro deve ser a frequência em que o cliente faz as compras na rede em questão. Afinal, para aproveitar as boas oportunidades, é necessário fazer compras em uma mesma loja com frequência. Caso contrário, será apenas mais um cartão tomando poeira e se acumulando com os outros.

Também é extremamente importante que você analise os juros que são cobrados pela rede. Pode ser que, caso você atrase a fatura em algum mês, precise pagar juros muito altos. Muitos cartões não cobram anuidade, mas as taxas de juros, por serem muito altas, acabam compensando a anuidade gratuita. 

Por fim, vale a pena observar o número de cartões que o cliente já possui. Quanto mais cartões, mais difícil ficará de manter um controle financeiro mais organizado. Ou seja, se alguém ganha R$ 4.000 de salário, não adianta gastar R$ 5.000, mesmo que haja limite suficiente para isso.

Com consciência e controle, o cartão de crédito de um supermercado pode ser um grande aliado dos clientes. Gostou de saber como escolher o seu próximo cartão de crédito? Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e ajude-nos a divulgar esse tipo de informação!