Atacadão

É muito comum ir a qualquer rede grande de supermercado no Brasil e receber uma proposta de cartão de crédito. Geralmente, eles oferecem benefícios como descontos exclusivos em produtos e a possibilidade de parcelar uma compra em mais vezes.
Neste momento, as pessoas se dividem entre aquelas que nem se interessam em ouvir a proposta, e aquelas que aceitam sem mesmo ver quais são as condições do cartão de crédito da rede de mercado.
De todo modo, é sempre importante ouvir a proposta e entender quais são as condições oferecidas em cada cartão. Pensando nisso, preparamos um pequeno guia para você entender quando vale a pena, e porque contratar um novo cartão de crédito de supermercado.
Por que obter um cartão de supermercado?
Primeiramente, você deve entender o motivo pelo qual os supermercados oferecem o próprio cartão. Trata-se de um modelo de negócio denominado private label. Isto é, a empresa paga para uma bandeira para que um cartão com a própria marca seja criado.
Ou seja, não existe uma bandeira própria do Atacadão, Carrefour ou Extra. Essas empresas foram parcerias com as empresas que emitem os cartões, sendo as principais a Visa e a MasterCard. Desse modo, os mercados podem solicitar para essas emissoras que sejam realizadas condições específicas de pagamento.
Oferecer o próprio cartão ajuda o supermercado a fidelizar os clientes e conquistar novos usuários. Muitas vezes, o cliente não tem dinheiro naquele momento para fazer uma compra, e deste modo, pode fazer as compras utilizando um cartão de crédito com condições especiais.
Muitas redes de supermercados, e até lojas de outros segmentos, oferecem descontos exclusivos para os clientes que têm o cartão da própria rede. Além disso, também existem condições exclusivas de parcelamento. Por exemplo, enquanto um cliente sem o cartão pode parcelar em apenas 4 vezes, um cartão da rede permite que o cliente parcele a compra em até 10 vezes. Isso varia muito de acordo com o programa de benefícios e com a rede do mercado.
Além disso, algumas redes ainda oferecem benefícios como cashback. Ao fazer uma compra, parte do dinheiro retorna para a conta do cliente, que depois pode ser utilizado para fazer mais compras na mesma rede. Alguns mercados também oferecem pontos que podem ser trocados por vale compras, serviços e outros produtos.
Sem contar que esses cartões são muito simples de serem contratados, além de a maioria não cobrar anuidade dos clientes.
Quais são os melhores cartões?
Na hora de fazer a contratação de um cartão, é fundamental estar atento a alguns aspectos. O primeiro deve ser a frequência em que o cliente faz as compras na rede em questão. Afinal, para aproveitar as boas oportunidades, é necessário fazer compras em uma mesma loja com frequência. Caso contrário, será apenas mais um cartão tomando poeira e se acumulando com os outros.
Também é extremamente importante que você analise os juros que são cobrados pela rede. Pode ser que, caso você atrase a fatura em algum mês, precise pagar juros muito altos. Muitos cartões não cobram anuidade, mas as taxas de juros, por serem muito altas, acabam compensando a anuidade gratuita.
Por fim, vale a pena observar o número de cartões que o cliente já possui. Quanto mais cartões, mais difícil ficará de manter um controle financeiro mais organizado. Ou seja, se alguém ganha R$ 4.000 de salário, não adianta gastar R$ 5.000, mesmo que haja limite suficiente para isso.
Com consciência e controle, o cartão de crédito de um supermercado pode ser um grande aliado dos clientes. Gostou de saber como escolher o seu próximo cartão de crédito? Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e ajude-nos a divulgar esse tipo de informação!