Como a queda do sistema do Facebook impactou nas ações da plataforma

Nessa segunda-feira, dia 4 de Outubro, a instituição registrou queda de 6%, algumas horas depois da pane em seus servidores. Entenda

Publicidade
Publicidade

Facebook

Sobre o Facebook

Que o Facebook é a maior rede social do mundo, não é novidade, não é mesmo? A rede sociail possui mais de 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo. Hoje, o Facebook já incorpora, além de sua plataforma, mais dois serviços: o Instagram e o WhatsApp, dominando assim o cenário de redes sociais em todo o mundo.

Atualmente, existem muitas empresas e negócios que utilizam a plataforma para captar possíveis clientes, se relacionar com parceiros e até mesmo realizar vendas, o que aumenta mais ainda o impacto e o prejuízo da paralisação dos aplicativos, que dependem das plataformas estarem no ar para realizar suas transações.

Impacto nas ações

Sendo hoje a quinta empresa mais valiosa no mercado de ações dos Estados Unidos, o Facebook sofreu uma forte queda na bolsa de valores americana durante a sua paralisação, . 

ATACADÃO
CARTÃO DE CRÉDITO

ATACADÃO

FÁCIL ACEITAÇÃO
 
RECOMPENSAS
Maior prazo de pagamento para compras e compras nas drogarias Atacadão e Carrefour em até 10x
Você permanecerá no site atual

A empresa de Mark Zuckerberg chegou a apresentar uma queda de 5,83%, queda que impactou também em seus concorrentes como Apple, Microsoft, Amazon e Alphabet, que são as 4 empresas mais valiosas, e que também sofreram queda de aproximadamente 2%.

Publicidade

Sobre a paralisação

O site Down Detector é um site que reconhece essas falhas em aplicativos com base no fluxo de pesquisas dos usuários pesquisando se um serviço está fora do ar.

Publicidade

O site informou que o pico de reclamações dos usuários foi às 12:30 horas no horários de Brasília, e os serviços só voltaram a funcionar normalmente por volta das 18:30, contando assim, 6 horas de paralisação.

Com base em tweets de todos os lugares do mundo, pode-se dizer que a paralisação atingiu o mundo todo, prejudicando muitas pessoas que utilizam dos serviços para trabalho.

As redes sociais usadas para suprir a comunicação no período foram o Youtube, Twitter e Telegram, aplicativo concorrente do Whatsapp.

Impacto em Mark Zuckerberg

Com a queda das ações e a paralisação, o dono do Facebook perdeu aproximadamente 6 bilhões de dólares, e com isso, Mark perdeu uma posição no ranking dos homens mais ricos do mundo, deixando sua vaga para o fundador da Microsoft, Bill Gates.

Se julgarmos apenas o tempo de inatividade do Facebook, a perda foi de cerca de 80 milhões em receitas de publicidade.

Denúncias 

Um denunciante acusou o Facebook de priorizar, durante muitas vezes, o lucro em vez de reprimir o discurso de ódio e desinformação.

A acusação também continha algo sobre as políticas de restrição ao tráfico de pessoas do Facebook serem muito “fracas”. Denúncias que também foram responsáveis por essas quedas, tanto nas ações como em publicidade e bolsa de valores.

O Facebook somente se posicionou sobre a paralisação, pedindo desculpas aos usuários e parceiros pela queda, sem entrar em detalhes sobre a queda das plataformas.

A queda do Facebook durante essas 6 horas também te afetou de alguma forma? Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado. Compartilhe-o com seus amigos e familiares!