Como pagar por aproximação com celular, cartão ou relógio

Saiba como fazer pagamento por aproximação utilizando o cartão de crédito e débito, smartwatch ou até mesmo o próprio celular!

NFC

Com cada vez mais métodos de pagamento disponíveis no mercado, vale a pena entender como funciona a tecnologia do NFC, o pagamento por aproximação. Você sabia que além do cartão, também é possível utilizar o celular e até um smartwatch para pagar as contas?

Independentemente do método que você escolher, basta aproximar o objeto na máquina do cartão e esperar a leitura. No entanto, caso você opte por utilizar celular ou relógio, saiba que será necessário fazer alguns ajustes adicionais para poder fazer a compra. 

Quer entender mais sobre a tecnologia e como fazer o pagamento por aproximação com o cartão de crédito, relógio e celular? Confira mais informações na matéria a seguir.

CARTÃO DE CRÉDITO SAMSUNG ITAUCARD
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO DE CRÉDITO SAMSUNG ITAUCARD

FÁCIL ACEITAÇÃO
 
RECOMPENSAS
Compre com desconto nas lojas da Samsung
Você permanecerá no site atual

Como fazer o pagamento por aproximação com o cartão?

Para fazer o pagamento por aproximação com o cartão, é muito simples. Primeiro, você deve se certificar de que o seu cartão é compatível com essa opção. Basta procurar por um ícone com antena, parecido com uma antena Wi-fi. Se ele estiver no cartão, você saberá que é possível pagar por aproximação.

Porém, alguns cartões mais antigos não foram emitidos com o símbolo, mas mesmo assim é possível usar a tecnologia. Para isso, basta verificar no próprio aplicativo do cartão. Então basta aproximar o cartão da maquininha para que o pagamento seja feito, sem a necessidade de usar a senha.

No entanto, os valores que não exigem senha costumam variar entre R$ 50,00 e R$ 200,00. Nesse caso, se o produto tiver um valor superior, você precisará utilizar a sua senha para completar a transação. 

Como pagar por aproximação utilizando o celular?

Se você preferir, saiba que também é possível pagar uma conta utilizando a aproximação do seu próprio celular. No iOS, essa função é nativa desde o lançamento do iPhone 6. Já no Android, é necessário ativar a função. Para isso, basta clicar em conexões e ativar a aba de NFC e pagamento por aproximação.

Então, basta cadastrar o seu cartão de crédito ou débito em algum aplicativo que opere com a tecnologia NFC. No caso do Apple, será necessário fazer o download por meio da Apple Pay. Já no Android, é possível utilizar, por exemplo, o Samsung Pay para quem usa um aparelho dessa marca. 

Em cada aplicativo, será necessário fazer novamente o cadastro, sendo que também é possível inserir os detalhes do cartão tirando uma foto (caso a sua carteira digital tenha essa função). 

Como utilizar o relógio?

Por fim, saiba que também é possível utilizar o smartwatch para fazer um pagamento por aproximação. Nesse caso, também será necessário ter o auxílio de aplicativos como Apple Pay e Google Pay. No caso do Apple Watch, será necessário abrir o aplicativo watch na categoria “Carteira e Apple Pay” no seu celular e então escolher algum cartão que esteja disponível.

Por fim, no momento de realizar o pagamento, basta aproximar o relógio do sensor da maquininha de cartão e então clicar duas vezes no botão do Apple Watch para que o pagamento seja realizado. 

Muitos cartões de crédito já estão sendo emitidos com essa função, mas caso você queira desativar por motivos de segurança, saiba que nem todos os cartões permitem que isso seja feito pelo aplicativo. Em alguns casos, será necessário entrar em contato com a central de atendimento, e o processo poderá ser irreversível.

Outros cartões só habilitam a função quando ela é utilizada pela primeira vez. Se você não quiser utilizá-la, basta não usar o pagamento por aproximação. 

Gostou de saber como usar a função de pagamento por aproximação pelo cartão, celular e relógio? Aproveite para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais e ajude-nos a divulgar esse tipo de informação para mais pessoas!