Como realizar a difícil tarefa de limpar o seu nome

Publicidade
Publicidade

Está pensando em limpar seu nome? Entenda como esta difícil tarefa pode ser realizada. Veja os passos mais importantes para limpar seu nome e melhorar seu Score (a “nota” que banco dá para as pessoas). 

Milhões de brasileiros, mais de 60 milhões segundo o IBGE, estão com o nome sujo. A negativação do CPF, popularmente conhecida como nome sujo, não acontece porque a pessoa quer. Na maioria dos casos, a perda de emprego, despesas inesperadas,a falta de planejamento e a dificuldade de se terminar o mês com o salário são os motivos que levam o brasileiro a ficar com o nome sujo.

Se esse é o seu caso, leia no post de hoje do Crédito 21 os passos importantes para limpar seu nome, melhorar seu Score (o histórico de compras e transações financeiras) e voltar a desfrutar das vantagens (e desvantagens) dos serviços oferecidos pelo mercado financeiro.

Mas antes precisamos conversar sobre as “dívidas caducas”. “Com cinco anos caduca!”, ouve-se muito por aí. Muitas pessoas que estão devendo pensam que é só esperar 5 anos, que tudo volta ao normal e o nome fica limpo novamente. Não é bem assim…

O mito que as dívidas caducam

Você já deve ter ouvido falar que as dívidas caducam com 5 anos. Essa história é mais ou menos mentira, mas tem alguma coisa de verdade. A equipe do Crédito 21 pesquisou e vai te explicar.

Publicidade

Quando uma pessoa fica devendo, o credor (banco, cartão, lojas, etc), na maioria dos casos, tem 5 anos para cobrar a dívida na Justiça. Se a cobrança não for feita em 5 anos o direito de cobrá-la prescreve (caduca). A lei cita casos de prescrição de 3 anos e 10 anos também para outros tipos de dívida, mas a maioria é de 5 anos.

Publicidade

Passado o prazo (geralmente 5 anos) e se nenhum processo judicial de cobrança começou, a pessoa continua devendo, a dívida não caduca, continua a existir, só que o credor (banco, cartão, etc.) perde o direito de cobrá-la.

Uma verdade nessa história é que 5 anos depois que o CPF da pessoa foi incluído na lista dos maus pagadores (SPC/Serasa) ele deve ser retirado. Os 5 anos contam da data da inclusão do nome, não do vencimento da dívida. Está na Lei, no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Caso a retirada do nome não aconteça, é possível até pedir na Justiça indenização por dano moral.

Então quer dizer que vale a pena contar com a sorte e esperar?

Depende. Primeiro é importante lembrar que a maioria das pessoas gostam de honrar os compromissos que fizeram e, independente de o nome estar ou não no SPC/Serasa, elas sentem-se felizes em honrar o compromisso assumido. É uma questão de boa fé.

Mas se você optar por não pagar, depois de 5 anos seu nome vai sair do SPC/Serasa, como explicamos. Mas a empresa que você deve continua com a dívida em seus arquivos. Sabendo que você não pagou, as portas desses bancos, cartões e lojas estarão fechadas para você mesmo depois dos 5 anos.

O credor não pode te cobrar, mas também não é obrigado a conceder o crédito a você, mesmo depois dos 5 anos. Então é preciso avaliar a importância da quitação.

Planejando a limpeza do nome

Agora que explicamos o mito de que as dívidas caducam, vamos ao planejamento do trabalho de limpeza do seu nome.

A primeira coisa a ser feita para limpar seu nome é saber tudo que você deve. Além das contas mensais, cartões, bancos e contas já atrasados, pesquise seu CPF no site da Serasa. Lá você fica sabendo de tudo que deve, inclusive aquela prestação antiga de uma compra que você nem lembrava que devia. Seu nome só vai ficar limpo se você pagar tudo.

Faça contato com os credores e atualize os valores, informe-se das condições de pagamento, se tem desconto, se dividem o valor. Faça isso com todos e vá anotando os valores e condições que cada um oferece. Lembre-se: quem deve tem algum poder, pois o credor quer muito receber!

Fim de Ano: época boa para limpar o nome

O final do ano é uma excelente época para se limpar o nome. O seu 13o Salário pode ajudar muito e a vontade dos lojistas de venderem mais também. Para a economia em geral é ruim ter um grande número de pessoas com o nome sujo. Pessoas com o nome sujo não compram, o que acaba sendo ruim para a economia.

Prova da vontade do varejo de vender mais são iniciativas como os feirões para limpar o nome. A Serasa está com um em andamento e eles promotem condições bem favoráveis de desconto e parcelamento. Acesse https://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/feirao/?gclid=EAIaIQobChMI37fly6T83gIVTgaRCh0CrQEkEAAYASAAEgI57vD_BwE

Outra coisa que ajuda bastante a ter um bom desconto no pagamento da dívida é ir pessoalmente negociar a dívida, levar o dinheiro vivo. Isso faz os olhos do credor brilharem, pois é a chance dele receberem. No local, peça um desconto, diga quanto você pode pagar e faça uma contraproposta, deixando claro que você fará o pagamento naquela data. A realidade é que muitos dos cobradores que telefonam para você não têm muita autonomia para negociar, um boleto vai ser gerado… nada acontece imediatamente como um “dinheiro no balcão”.*

* (Só leve dinheiro se se sentir seguro. Cuidados com assaltos, roubos tipos saidinha de banco. Descubra se o credor aceita débito. É mais seguro. Proponha ainda uma transferência pelo aplicativo do seu banco para a conta da empresa)

Com o nome limpo, agora você precisa melhorar o Score

Se você foi bem sucedido nas etapas que abordamos, não pense que seu trabalho acabou. Com o nome limpo e fora do SPC/Serasa é hora de melhorar seu score, que provavelmente vai estar muito baixo…

O Score de Crédito do Serasa é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e muda sempre que uma transação financeira sua é detectada pelo sistema. O Score pode ser comparado a um currículo financeiro. Se você acabou de limpar o nome, seu score não estará dos melhores, pode ter certeza…

Um passo importante é atualizar seus dados cadastrais em bancos, empresas de cartão de crédito, telefonia, varejistas, loja de departamentos, entre outros e manter as contas em dia; mostrar que você é capaz de comprar e pagar. Veja mais no artigo sobre o Score que a Crédito 21 já publicou.

O trabalho é longo mas chega ao fim. Boas compras com o nome limpo e juízo!