Confira o futuro das profissões no mundo, segundo estudo da OCDE

Publicidade
Publicidade

Um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nos mostra uma panorâmica do futuro das profissões no mundo. De acordo com o estudo “Empregos dos sonhos? As aspirações de carreira dos adolescentes e o futuro do trabalho” as profissões mais desejadas por estudantes de 15 anos são: medicina, direito, engenharia, pedagogia e licenciaturas.

Esse estudo analisa, entre outras coisas, qual a profissão que estudantes de 41 países esperam ter aos 30 anos. As respostas foram baseadas no questionário do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), por estudantes que fizeram as provas em 2018.

O levantamento também faz um comparativo entre os resultados dos países que participaram da edição do exame em 2000 e em 2018. A intenção do estudo, entre outros fatores, é mostrar como as aspirações dos alunos mudaram ao longo dos anos. Também é uma boa mostra da profissão que esses mesmos alunos ocuparão no futuro.

O ranking dividido por gêneros

O ranking do estudo é dividido e varia de acordo com o gênero dos estudantes.

Publicidade

As profissões mais desejadas entre as mulheres são medicina, direito, pedagogia e licenciaturas, enfermagem, psicologia, administração, veterinária, designer, arquitetura e policiais. No ano de 2000, profissões como jornalista, secretária e cabeleireira estavam no ranking, mas foram substituídas por designer, arquitetura e policial.

Publicidade

Entre os homens, as profissões mais procuradas são engenharia, administração, medicina, direito, profissional de educação física, arquitetura, mecânica automobilístico, policial e profissional de tecnologia da informação e comunicação. Para os meninos, não houve mudança entre as profissões mais desejadas, elas apenas mudaram de lugar no ranking.

Em 2018, a profissão mais desejada pelos homens é a engenharia.

Um dado muito interessante do estudo é que a frequência é muito maior de meninos que desejam trabalhar na área de exatas, como engenharias. Mesmo que ambos tenham o mesmo desempenho no teste científico do Pisa. 

Além disso, em muitos países, o interesse das meninas por essas profissões é maior.

No país, 63% dos estudantes de 15 anos querem seguir essas carreiras, índice este que só é superado pela Indonésia, com 68%. 

O futuro dessas profissões

O estudo também tinha como objetivo analisar o futuro dessas profissões e o risco de elas deixarem de existir devido ao uso de inteligência artificial para substituir as pessoas.

De acordo com o estudo e as profissões mais desejadas pelos estudantes, que são na área da saúde, cultural e social, como medicina, psicologia e direito, são carreiras que têm poucas chances de deixarem de existir, devido ao seu baixo nível de automação.

Contudo, fora do top 10 das profissões mais desejadas pelos estudantes, muitos jovens escolheriam empregos com risco muito alto de automação. No total, 39% dos empregos citados pelos participantes do Pisa correm o risco de ser automatizados dentro dos próximos 15 anos.

O estudo, no entanto, mostra que o risco de automação varia entre os diversos países do mundo. Na Austrália, Irlanda e no Reino Unido, por exemplo, cerca de 35% das carreiras mencionadas pelos participantes correm o risco de automação. Já na Alemanha, Grécia, Japão, Lituânia e Eslováquia, mais de 45% dessas carreiras estão em risco.

O que é o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)?

O Pisa é uma rede mundial de avaliação de desempenho escolar, que foi realizado pela primeira vez em 2000 e é repetido de dois em dois anos. O programa é coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, com vista a melhorar as políticas e resultados educacionais.

O programa também avalia estudantes de 15 anos quanto aos conhecimentos em leitura, matemática e ciências. Em 2018, o programa foi aplicado em 79 países e regiões a 600 mil estudantes. No Brasil, cerca de 10,7 mil estudantes de 638 escolas fizeram as provas.

Não deixe de compartilhar essa informação com todos os seus amigos.