Podcasts sobre educação financeira

Os podcasts estão ganhando cada vez mais espaço entre as pessoas. Principalmente depois da pandemia eles se tornaram sucesso absoluto, sendo que até o final do ano passado o Spotify já contava com 2,2 milhões de podcasts disponíveis.
Só para ter uma ideia, eles são acessados por pelo menos 86 milhões de usuários mensalmente, o que corresponde a 25% da base de clientes da plataforma. E, como não poderia deixar de ser, o tema sobre educação financeira é um dos mais procurados.
Afinal, por conta do isolamento social imposto no mundo, muitas pessoas se viram sem renda de uma hora para outra e os bate-papos sobre finanças foram os principais responsáveis pelo crescimento dos podcasts no país.
Principais podcasts sobre finanças
Embora o tema venha ganhando força, de acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria – CNI, cerca de 32% da população brasileira conseguiu gastar menos no último ano.
Diante disso, se torna cada vez mais necessário a busca por educação financeira por parte da população para organizar as finanças. E para ajudar nessa busca, Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal, dá 4 dicas de podcasts para você. Dá só uma conferida.
Veja também:
- Conheça o cartão de crédito Sou Barato Visa!
- Conheça o cartão de crédito do BTG+
- Conheça o LTW Bank banco digital e cartão de crédito
Podcast Disciplina Financeira
O Disciplina Financeira é um podcast comandado por Rafael Immediato, que atua no mercado financeiro há 10 anos. Nele, ele fala sobre finanças na vida real, abordando temas que vão de planejamento a investimentos.
Rafael Immediato fala um pouco sobre poupança, dívidas, planejamento financeiro, empreendedorismo e consumo consciente. Para quem está em busca de organizar as contas, vale bastante a pena assistir esse podcast.
PrimoCast
Um outro podcast que precisa fazer parte da sua lista é o PrimoCast. Ele é focado em entrevistas com convidados que tratam de assuntos como finanças, investimentos e empreendedorismo.
O podcast teve origem no canal O Primo Rico que é comandado pelo agente autônomo de investimentos e escritor de diversos livros do segmento, Thiago Nigro. Para quem quer começar a organizar as finanças, esse podcast é imperdível.
PoupeCast
Além do Disciplina Financeira e do PrimoCast, um outro podcast que você não pode deixar de assistir é o PoupeCast desenvolvido pela planejadora financeira Nathalia Arcuri. Inclusive, esse podcast nasceu do canal de finanças dela, o Me Poupe.
Ele traz diversas dicas sobre dívidas, financiamentos e oportunidades de investimentos. Além disso, traz gravações de outros programas do Me Poupe. Para quem se amarra em podcast, esse com certeza precisa estar na lista.
Educação Financeira – G1
Para terminar as nossas dicas, não poderíamos deixar de elencar o Educação Financeira – G1 que pertence a um dos maiores sites de notícias do Brasil. Ele tem o propósito de ajudar as pessoas a organizarem a situação financeira.
Um dos pontos interessantes sobre o podcast é que ele traz bate-papos com especialistas do setor, que falam sobre temas variados como organização financeira, planejamento, investimentos e reserva de emergência.
A importância da educação financeira
Hoje em dia, saber lidar com as finanças é fundamental para conseguir ter uma vida mais tranquila e sem preocupações. Inclusive, Thaíne Clemente destaca que saber gastar com inteligência é essencial para evitar dívidas futuras.
“Além das formas convencionais, podemos aprender finanças de maneira mais leve, com livros, vídeos na internet e agora os podcasts, que podem ser ouvidos a qualquer momento do dia, enquanto realizamos qualquer outro tipo de tarefa”, finaliza a executiva.
Portanto, para quem deseja aprender sobre finanças realizando outras atividades ao mesmo tempo, como indo ao trabalho, caminhando ou até na academia, esse é um formato bastante interessante e interativo. Agora que você já sabe quais são os melhores podcasts, é só começar a ouvi-los.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.