Planejamento financeiro
Diante de um cenário de incertezas, muita gente está procurando conteúdos para melhorar a forma como lida com o dinheiro. Para atender essa demanda a Planejar abriu recentemente inscrições para cursos na área de planejamento financeiro.
Eles são destinados para auxiliar a população em um momento de crise, conscientizando a todos sobre a importância do planejamento financeiro em nossas vidas. Os cursos possuem uma duração de aproximadamente 10 horas e contam com uma linguagem simples e didática.
As inscrições já estão abertas para 6 cursos online e inteiramente gratuitos sobre planejamento financeiro. Ficou interessado em fazê-lo? Então dá só uma conferida neste artigo que separamos com exclusividade para você.
Como serão os cursos da Planejar?
A Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar), está abrindo vagas para 6 cursos online de planejamento financeiro. Eles são voltados para quem quer aprender a organizar as finanças pessoais.
A duração dos cursos será de aproximadamente 10 horas e terão uma linguagem simples e didática. Nos cursos os alunos vão aprender mais sobre gestão financeira, gestão de ativos, gestão de riscos, planejamento para aposentadoria, planejamento tributário e planejamento sucessório.
“Planejamento financeiro é para todos e deve ser feito por todos, independentemente da renda ou da classe social. A intenção dos cursos é trazer informações e aspectos básicos do planejamento financeiro a todos que queiram conhecer e dar seus primeiros passos nessa realidade”, conta Eduardo Forestieri, planejador financeiro CFP® e conselheiro da Planejar.
Veja também:
- Feirão Serasa Limpa nome é prorrogado até 22 de março
- CDB com limite de crédito atinge R$ 738 milhões em 4 meses
- Serasa Limpa Nome: até 7 de março para renegociar dívidas com 99% de desconto!
Interesse por educação financeira cresceu na pandemia
A pandemia de Covid-19 trouxe algumas mudanças em nossa sociedade. Uma delas é em relação à procura por educação financeira, que cresceu. Afinal, muita gente se viu sem renda de uma hora para outra.
Esse trauma está mudando a forma como o brasileiro lida com suas finanças pessoais. Até antes da chegada da pandemia, o brasileiro era conhecido por ser um povo imediatista, pouco preocupado em fazer poupança.
Uma recente pesquisa feita pela empresa de consultoria Oliver Wyman, que ouviu aproximadamente 4 mil pessoas, revelou que 70% dos entrevistados querem economizar mais no pós-pandemia. Por isso alguns conceitos passaram a popularizar-se.
Um deles é a reserva de emergência que antes da pandemia era pouco difundida no Brasil. Agora que as pessoas entenderam que podem ficar até 3 meses sem renda em um imprevisto, estão pensando mais sobre isso.
O curso também vai abordar temas como planejamento de aposentadoria, gestão de investimentos e principalmente organização do orçamento doméstico, que é onde as pessoas estão enfrentando mais problemas.
Um pouco mais sobre a Planejar
A Planejar já está há mais de 20 anos no Brasil, sendo a única instituição brasileira filiada à FPSB (Financial Planning Standards Board), e também a única autorizada a emitir a certificação CFP®.
O objetivo da instituição é promover o planejamento financeiro, transformando a vida das pessoas, além de promover a conscientização sobre a importância da organização financeira em nossas vidas. Atualmente a instituição conta com mais de 5 mil associados que estão distribuídos por todo o Brasil.
São iniciativas como essa da Planejar que estão colaborando para mudar um pouco a cultura do brasileiro, mostrando a importância do planejamento não somente para o agora, mas também para o futuro.
Além disso, um dos maiores problemas de estresse está relacionado à falta de dinheiro que normalmente acontece por falta de planejamento. Essa mudança cultural, no entanto, está apenas começando no país.
Esse talvez seja o maior legado da pandemia: mudar a relação do brasileiro com suas finanças, tornando-nos um povo mais consciente e planejador. Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais.