Dicas para não cair em empréstimo falso na web. Confira!

Se você está precisando tomar um empréstimo para colocar as suas contas em ordem, é preciso ter uma certa cautela para não cair em sites falsos e ser prejudicado financeiramente.

Empréstimos falsos na web

Empréstimo falso

A tecnologia está mudando a nossa vida. Afinal, hoje em dia é possível obter empréstimos pessoais, consignados e até mesmo financiamentos sem a necessidade de sair de casa. Mas junto com esse crescimento também chegam os golpes na web.

Por isso, é preciso ficar atento a algumas questões, principalmente se o empréstimo for algo surreal com taxa de juros muito abaixo do mercado, prazos mais estendidos e a necessidade de dar uma entrada antes.

É preciso, portanto, procurar tomar empréstimos somente de instituições já consolidadas no mercado e também procurar informações mais sólidas sobre a empresa que está ofertando o crédito. Para ajudar, separamos 5 dicas para você não cair em empréstimo falso na web. Dá só uma conferida.

CARTÃO MEU BMG
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO MEU BMG

NEGATIVADO
 
SEM ANUIDADE
Um cartão de crédito do seu jeito!
Você permanecerá no site atual

1 – Verifique a idoneidade do site

O primeiro passo para você não cair em golpes de empréstimo falso é procurar conhecer a idoneidade da empresa que está oferecendo o crédito. Para isso, você pode acessar alguns portais como o “Reclame Aqui” para ver o que estão falando da empresa.

Também é preciso visitar as redes sociais da instituição financeira, ver quais são as classificações, como a empresa costuma resolver os problemas e se ela realmente existe e não é uma empresa somente de fachada.

2 – Não acesse links por SMS, e-mail ou redes sociais

Uma outra maneira de evitar cair no golpe do empréstimo falso é não acessar links via SMS, e-mail ou redes sociais. Afinal, esses links podem te levar para sites falsos e você se tornará vítima de um golpe.

Mesmo que o site não peça nenhum dinheiro antecipado, ele pode roubar os seus dados sensíveis para realizar outros empréstimos no seu nome ou até mesmo compras com o seu CPF. Portanto, só entre com pedido de empréstimo por meio dos canais oficiais.


Veja também:


3 – Nunca pague nenhum valor antecipado para ter um empréstimo

Se você está precisando de um empréstimo para acertar a sua vida, não há porque pagar um valor antecipado para conseguir esse crédito. Portanto, se for solicitado para você fazer um depósito antecipado para ter o crédito liberado, não faça.

Esse é um dos tipos de golpes mais comuns e que acaba prejudicando muita gente. Se você receber uma proposta de empréstimo e para consegui-lo você tiver que depositar um valor antecipadamente, desconfie, pois pode se tratar de um golpe.

4 – Cuidado com propostas mirabolantes

Uma das principais iscas que os criminosos digitais usam para atrair suas vítimas são as propostas mirabolantes de empréstimos. Normalmente elas prometem crédito fácil, sem consulta ao SPC e à Serasa com taxa de juros abaixo do mercado.

Entenda que até existem empréstimos que não fazem consulta ao SPC e Serasa, mas na sua maioria são empréstimos consignados, cujo valor da parcela é debitado diretamente do benefício ou salário da pessoa.

Portanto, desconfie desse tipo de anúncio. Mesmo que a mensagem venha de algum contato via WhatsApp, sempre se certifique de que a página oficial da empresa está oferecendo esse empréstimo.

5 – Baixe o App oficial da instituição financeira

Por fim, se você puder, baixe o App oficial da instituição financeira e procure fazer tudo por lá. Até porque, há criminosos que criam sites muito parecidos com os do banco, praticamente idênticos e você pode acabar caindo neles.

Dessa forma, tendo o App oficial instalado no seu smartphone fica um pouco mais difícil de se tornar vítima dos criminosos. São detalhes que podem fazer uma grande diferença para você não cair nos golpes do empréstimo falso da web.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.