Qual a diferença entre conta digital e carteira digital?

Carteira digital e conta digital, você sabe qual a diferença? Leia a seguir as características e vantagens dessas modalidades financeiras.



Anúncios



Publicidade

Diferença entre conta digital e carteira digital

diferença entre conta digital e carteira digital

Tanto a conta digital quanto a carteira digital estão ganhando cada vez mais popularidade. Mas, afinal, qual a diferença entre elas? Você sabe?

Apesar de serem muito parecidas, a conta digital e a carteira digital possuem algumas características diferentes uma da outra.

Até porque, a conta digital possui praticamente todas as funcionalidades que uma conta tradicional, enquanto a carteira digital faz o papel de uma carteira mesmo.

C6BANK
CARTÃO DE CRÉDITO

C6BANK

CASHBACK
 
MILHAS E VIAGENS
Conta digital e cartão de crédito personalizados
Você permanecerá no site atual

Quer saber qual é a diferença entre uma e outra? Então continue com a gente mais alguns minutinhos.



Publicidade

O que é a conta digital?

A conta digital nada mais é que uma conta bancária que pode ser aberta 100% online e que não possui nenhuma agência bancária.



Anúncios

Essa modalidade está crescendo bastante nos últimos anos, até porque proporciona muito mais facilidade e comodidade na vida dos clientes.

Em resumo, a conta digital oferece o número de uma conta, assim como o número de uma agência para os clientes.

Dessa forma, você pode fazer praticamente tudo por uma conta digital: transferir dinheiro, fazer depósitos por boletos ou cheques, pagar contas, sacar dinheiro, fazer aplicações, etc.

A grande maioria das contas digitais da atualidade não cobram nenhuma tarifa de mensalidade e ainda disponibilizam diversos serviços gratuitamente.

Por exemplo, se você abrir uma conta digital no C6 Bank vai poder fazer transferências gratuitas e ilimitadas a qualquer hora do dia.

Além disso, as contas digitais possuem aplicativo próprio e por isso podem ser controladas de qualquer lugar. Não importa se você está no escritório ou na praia.


Veja também:


E as carteiras digitais, o que são?

As carteiras digitais estão cada vez mais parecidas com uma conta digital. Mas, elas possuem algumas particularidades.

Como o próprio nome sugere, elas funcionam como uma carteira mesmo, onde você pode guardar seus dados de identificação, seu cartão de crédito e até dinheiro.

Uma característica interessante das carteiras digitais é que ao cadastrar um cartão de crédito nela, você pode pagar um boleto bancário usando o limite do seu cartão.

Além disso, também é possível fazer pagamentos por aproximação usando o smartphone. Basta entrar no aplicativo e selecionar essa opção.

Até o ano passado, uma das desvantagens das carteiras digitais é que não era possível realizar operações de TED, visto que a carteira digital não possui um número de conta e nem um número de agência.

Mas, com a chegada do Pix esse problema foi resolvido. Até porque, agora é possível cadastrar o Pix em uma carteira digital e fazer transferências para qualquer outra conta.

E qual é a diferença entre elas?

Conforme vimos, a principal diferença entre a conta e a carteira digital é que enquanto uma possui todos os serviços bancários, a outra possibilita o cadastro de cartões de outros bancos.

Ou seja, em uma conta digital não é possível cadastrar um cartão de crédito de outro banco para fazer pagamentos de contas, por exemplo.

Além disso, as contas digitais também oferecem na maioria dos casos opções de investimentos e cartão de crédito para seus clientes que geralmente não são oferecidos por uma carteira digital.

Porém, com o avanço tecnológico, elas estão ficando cada vez mais parecidas. É só ver tudo o que o Mercado Pago já está oferecendo para os seus clientes.

Dentre as carteiras digitais mais conhecidas atualmente estão o PicPay, PayPal, Mercado Pago e Recarga Pay.

Já os bancos digitais mais conhecidos são o Banco Inter, Banco Pan, C6 Bank e o Nubank. Embora muitos outros estejam chegando para emplacar.

Conseguiu entender a diferença entre conta digital e carteira digital? Se gostou deste artigo compartilhe com seus amigos nas redes sociais.