Crescimento do e-commerce

No primeiro semestre de 2021 o e-commerce bateu recorde de vendas no Brasil, atingindo o valor de R$ 53,4 bilhões. O crescimento foi de 31% em relação ao mesmo período do ano passado, representando uma alta bastante significativa.
Os dados foram apresentados durante a 44ª edição do Webshoppers, que é o mais amplo relatório sobre comércio eletrônico do país, elaborado pela Ebit | Nielsen que foi divulgado recentemente. E algumas questões chamaram a atenção.
Uma delas diz respeito ao crescimento no número de pequenos e médios e-commerces que foram criados durante a pandemia. Eles ajudaram a impulsionar o crescimento do setor que deverá ser ainda maior daqui para frente.
Recorde de vendas no primeiro semestre de 2021
Conforme antecipamos, o e-commerce bateu recorde de vendas no primeiro semestre deste ano. O crescimento de 31% do setor foi impulsionado principalmente pelos pequenos e médios comerciantes que ingressaram no setor.
Dentre os segmentos que mais tiveram aumento nas vendas estão os itens de artigos religiosos, brindes promocionais e sex shop que cresceram 163,04%, 153,42% e 146,53% respectivamente.
Um outro dado bastante interessante foi que as datas do varejo com maior volume de vendas no primeiro semestre foram dia do consumidor e dia dos namorados que venderam mais do que o dia das mães.
Alguns estados se destacaram nesse crescimento, com destaque para a Paraíba que apresentou um aumento de 63,42% nas vendas neste primeiro semestre. Na sequência vieram Santa Catarina (61,88%), Paraná (55%), Maranhão (54,68%) e Bahia (53,90%).
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Alguns setores se destacaram nesses 6 primeiros meses
Além dos estados que apresentaram um crescimento bastante expressivo nesse início de ano, alguns setores também se destacam. Dentre eles está a venda de artigos religiosos que cresceu aproximadamente 163,04%.
O setor de brindes promocionais veio na sequência com um crescimento de 153,42% seguido de sex shop que apresentou um crescimento de 146,53% nos seis primeiros meses deste ano. Em quarto lugar ficou o setor de papelaria e escritório com 131,33%.
Pedro Henrique Freitas, CEO da Loja Integradas que é uma plataforma que oferece recursos para a criação de lojas virtuais de maneira prática e intuitiva, diz que mesmo com a gradativa abertura do comércio, o e-commerce continuou batendo recordes.
Na visão de Freitas, a pandemia ainda exerce uma grande influência sobre alguns setores que dependem de um relacionamento presencial com o público. No entanto, ele destaca que o trabalho home-office tem potencializado a venda online de material de escritório, o que é bastante positivo para o micro e pequeno empreendedor, já que grande parte deles atua nessa área.
Crescimento deverá ser ainda maior
A pandemia veio acelerar uma tendência que já estava em curso, que é a venda por meio de e-commerces. Além disso, os próprios marketplaces já estão registrando um crescimento bastante acelerado das vendas.
“É interessante observar que, enquanto as vendas online se popularizam no país, e-commerces cada vez mais distantes dos grandes centros surgem com ótimos resultados. Isso mostra não só que o crescimento do comércio eletrônico tem estimulado o empreendedorismo no Brasil, mas também que temos conseguido dar a nossa contribuição para que isso aconteça. Exercer esse papel é, sem dúvida, o que nos mantém energizados e confiantes pelo futuro do País”, conclui Freitas.
Vale destacar que a Loja Integrada já tem mais de 2 milhões de lojas criadas, sendo que a empresa se tornou uma das maiores plataformas gratuitas da América Latina e a mais popular do Brasil.
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