Empréstimo Consignado: uma forma de obter juros baixos

Neste artigo você descobre informações sobre empréstimo consignado, suas características, o público-alvo, além das vantagens de solicitar para suas finanças.

Publicidade
Publicidade

Empréstimo Consignado

emprestimo-consignado

Já ouviu falar desta modalidade de crédito e ainda não tem certeza ao certo de como ela funciona? Então, confira este artigo e descubra informações sobre quais são as características, o público-alvo, além das vantagens de solicitar esta forma de empréstimo.

Afinal de contas, como funciona o empréstimo consignado?

Esta forma de operação tem algumas características bem definidas, tais como:

– Desconto em folha: as parcelas são descontadas diretamente em folha, ou seja, o funcionário não decide quando pagar as parcelas, por isso, não existe risco de atraso e/ou de inadimplência, o que torna para quem empresta menor o risco e podendo desta forma diminuir as taxas de juros.

– Público-alvo específico: para ter acesso ao empréstimo consignado, você deverá ser:

Publicidade

1 – Aposentado ou pensionista do INSS – neste caso, o próprio Instituto de Seguridade Social mantém convênio com diversos bancos, e por isso, permite que a parcela do consignado seja descontada diretamente em folha, dentro da porcentagem máxima de endividamento, conforme lei federal.

Publicidade

2 – Servidor Público Federal – geralmente todos os grandes bancos e financeiras já tem algum convênio para desconto em folha dos servidores federais, que permite a concessão do empréstimo consignado.

3 – Servidor Público Estadual e Municipal – geralmente todos os estados e municípios maiores tem convênio com os principais bancos, pode acontecer de uma cidade menor não ter grandes convênios, mas provavelmente algum convênio certamente tem.

4 – Empregados de empresas privadas – algumas empresas particulares mantêm convênio com instituições financeiras, permitindo o desconto direto em folha, trazendo assim facilidade para os funcionários que procuram baixos juros para alguma finalidade.

– Juros muito abaixo do mercado comum: empréstimos pessoais, tem juros que giram em torno de 15% ao mês, com os empréstimos consignados o cliente tem acesso a juros que giram em torno de 1,5% até 5%. Para o cliente que procura dinheiro de forma emergencial, isto se torna um bom negócio, pelos baixos juros e praticidade. Além disso, para quem empresta dinheiro também é mais seguro o recebimento, tornando-se assim uma maneira funcional de baixar os juros.

Quais as financeiras e bancos que oferecem empréstimo consignado?

– Bancos privados: os maiores bancos do país, geralmente tem convênios Estadual, INSS e Federal. Estão entre eles: Santander, Itaú e Bradesco.

– Bancos públicos: também oferecem convênios para empréstimos pessoais consignados, INSS e Servidores Federais e Estaduais.

– Fintechs: algumas oferecem crédito consignado, em convênios com INSS e Servidores Federais, por não trabalharem em um espaço físico e sim na internet, por vezes não abrangem serviços a servidores estaduais, municipais e empregados de empresas privadas. Uma fintech que oferece este serviço é o Banco Inter.

– Financeiras: geralmente mais regionalizadas, oferecem serviços aos empregados públicos municipais e, por vezes, tem convênios com empresas privadas também.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você viu como funciona o empréstimo consignado, quais são as características e as vantagens deste formato de crédito pessoal. Além disso, vimos também que diversas instituições já oferecem o serviço de crédito.

Interessante, não é mesmo? Não deixe de comentar sua opinião e de compartilhar o artigo nas redes sociais!